O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE/Nordeste), em parceria estratégica com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) concluiu hoje (12), após três dias de atividades, a primeira capacitação presencial de 2024 voltada exclusivamente para as equipes gestoras das escolas urbanas do estado.
Com o tema central “O PDDE e as Ações Integradas na Região Nordeste: Novos Cenários e Novas Possibilidades”, a capacitação, com carga horária de 8 horas diárias, proporcionou aos participantes debater sobre as nuances e oportunidades que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas oferecem para a região.
“Reunir gestores escolares para aprofundar seus conhecimentos sobre o PDDE e as Ações Integradas é fundamental para garantir que os recursos cheguem às escolas e sejam utilizados da melhor forma possível, impactando diretamente a vida dos nossos estudantes. Acreditamos que a gestão eficiente e transparente dos recursos é essencial para construirmos uma educação pública de qualidade e equidade para todos”, pontuou a secretária Socorro Batista.
O PDDE é uma iniciativa do Ministério da Educação que transfere recursos financeiros diretamente para escolas públicas da educação básica. O objetivo é complementar o orçamento escolar, permitindo que as próprias unidades de ensino decidam como investir os recursos em melhorias de infraestrutura, aquisição de materiais pedagógicos, pequenas reformas e outras despesas que contribuam para o bom funcionamento da escola e para a qualidade do ensino oferecido aos alunos.
O evento abordou desde os aspectos mais práticos da gestão dos recursos do PDDE, como a elaboração de planos de ação e a prestação de contas, até as últimas novidades e tendências em políticas educacionais, como a implementação do Novo Ensino Médio e as estratégias para a recuperação das aprendizagens pós-pandemia.
“É ótimo ver a união de técnicos e setores da educação estadual e municipal. Apesar das diferenças, nosso objetivo é comum: fortalecer a política educacional em todo o estado, tanto na rede estadual quanto municipal. Por isso, buscamos colaboração em todas as áreas, como criação de projetos, planos municipais de educação e cumprimento de metas “, pontuou Magnólia Morais, coordenadora dos órgãos regionais de Educação da SEEC.
A capacitação contou com a participação de especialistas renomados, que compartilham suas experiências e conhecimentos em palestras, mesas redondas e workshops interativos. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências com seus pares, criando uma rede de colaboração e aprendizado mútuo.
O evento contou com a presença da secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, da presidente da UNDIME/RN, professora Joária Vieira, e a coordenadora do CECAMPE Nordeste, professora Aline Barboza de Lima, personalidades reconhecidas pelo trabalho de gestão educacional e referência na área.
Coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2020, o CECAMPE/Nordeste tem como missão primordial otimizar a aplicação dos recursos do PDDE e das Ações Integradas, abrangendo não apenas as escolas urbanas, mas também as escolas rurais, quilombolas e indígenas, garantindo assim que todos os estudantes, independentemente de sua localização ou origem, tenham acesso a uma educação de qualidade.
“O centro, em parceria com o FNDE e universidades federais, busca auxiliar os gestores escolares a lidar com as constantes mudanças e complexidades na gestão da educação. Através de uma equipe multidisciplinar, o CECAMPE-NE atua como ponte entre as políticas públicas educacionais e as escolas, facilitando o acesso à informação e promovendo capacitações para garantir a qualidade da educação pública”, explica Aline Barboza, coordenadora do CECAMPE-NE.
A iniciativa reforça o compromisso da SEEC e da Undime em promover a melhoria contínua da educação no Rio Grande do Norte, por meio do fortalecimento da gestão escolar, da otimização dos recursos financeiros destinados às escolas e da formação continuada dos profissionais da educação.