O município de Cruzeta realizou nesta quinta-feira (06), o 2° Fórum Comunitário, que marca a avaliação da sociedade sobre a implementação e resultados alcançados na atenção às crianças e adolescentes.
O momento contou com a participação da sociedade no fortalecimento da transparência. A comunidade analisa, dialoga, planeja, sugere ações, monitora e avalia a situação das crianças e adolescentes, pois ele é um espaço de participação social.
A visão do Selo Unicef é reduzir as desigualdades regionais, sociais, de gênero, raça e etnia para garantir que cada criança, adolescente e jovem possa realizar seu pleno potencial e participar plenamente na sociedade brasileira.
Foram divididos em 6 grupos, 1º Desenvolvimento infantil na primeira infância, 2º Educação de qualidade para Todos, 3º Hábitos de Higiene e acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas, 4º Oportunidade de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens, 5º Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida, 6º Prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes.
Durante o 2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF, o município apresentou os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1° Fórum Comunitário, em 2022. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF.