As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, iniciaram nesta segunda-feira (27), em todo o país. Os estudantes têm até o dia 7 de junho para se inscrever. A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Este ano, serão ofertadas mais de 264 mil vagas em universidades de todo o País.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante, no site do Inep (enem.inep.gov.br/participante) , e logar com CPF e senha do portal do governo federal, o Gov.br. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Candidatos que obtiveram isenção ainda precisam realizar a inscrição e escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Os candidatos que farão a prova também poderão solicitar atendimentos especializados e específicos no mesmo período das inscrições. Os alunos devem informar, no ato da inscrição, qual auxílio necessitam. É possível pedir uma hora a mais para resolver questões.
No primeiro dia de realização das provas, 3 de novembro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder questões de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, 10 de novembro, com 5 horas de duração, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O resultado será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
O Enem é utilizado principalmente como vestibular através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que no ano passado foi a porta de entrada para 127 instituições de ensino superior. Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.
Moradores do Rio Grande do Sul terão um período extra para inscrição no Enem 2024 devido ao estado de calamidade pública causado pelas chuvas e enchentes. Além disso, todos os moradores do estado estão isentos da taxa de inscrição. O Ministério da Educação (MEC) ainda estuda um novo calendário para esse público, que deve ser divulgado em breve.