RN lança Política para fortalecer alfabetização das crianças potiguares

Durante evento realizado, na tarde desta sexta-feira (24), com a presença de prefeitos, dirigentes municipais de ensino, gestores de Educação e educadores de todo o RN, a governadora Fátima Bezerra assinou o decreto de criação da Política Territorial de Alfabetização de Crianças do Rio Grande do Norte, a Pró-Alfa RN, uma iniciativa destinada a promover a alfabetização de qualidade de crianças nas escolas públicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no território potiguar.

Em consonância com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, a Pró-Alfa RN é fruto do trabalho coletivo do Governo do Rio Grande do Norte, da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN e do Ministério da Educação. De acordo com o último Censo Escolar, o RN conta com 113 mil estudantes na educação infantil e 178 mil matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental.

A governadora, professora Fátima Bezerra, destacou a importância histórica do evento para a Educação do RN “Esse é um momento histórico, a Pró-Alfa é fruto do trabalho coletivo do governo, dos municípios, por meio da Undime, e do Governo Federal. Essa política garante o direito sagrado de toda criança ser alfabetizada e só acontece assim, de mãos dadas. Estamos mobilizando 30 mil profissionais de educação, um efetivo que mostra a dimensão desta ação. Ainda contamos com o valoroso apoio da Fundação Getúlio Vargas, contribuindo com os trabalhos técnicos. Nos últimos anos, quando olhamos para os desafios que temos na alfabetização, temos um trabalho forte a ser destacado de forma muito positiva, mais de 10 mil jovens e adultos foram alfabetizados pela Política de Superação do Analfabetismo. Paulo Freire está presente nessa ação, ele estaria orgulhoso, pois não estamos deixando nenhuma criança para atrás no que diz respeito à alfabetização”.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), a Pró-Alfa RN visa transformar a educação fundamental através de uma série de objetivos e ações estruturadas. A colaboração entre o Estado e os municípios será crucial para atingir esses objetivos. Além disso, buscará integrar as diversas etapas da Educação Básica, evitando interrupções no aprendizado e garantindo o desenvolvimento integral dos alunos, bem como a alfabetização na idade apropriada.

“A Pró-Alfa RN é um marco na nossa trajetória educacional, pois estabelece uma base sólida para a alfabetização das nossas crianças, garantindo que todos os alunos, independentemente de sua origem, tenham acesso a uma educação de qualidade que promova equidade e desenvolvimento integral desde os primeiros anos escolares”, declarou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

Entre as estratégias delineadas pela política, destaca-se o apoio específico à alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e a recomposição da aprendizagem com foco na alfabetização até o 5º ano, utilizando abordagens direcionadas. Escolas e profissionais que demonstrarem excelência nas suas práticas, com consequente progresso significativo no aprendizado das suas crianças, serão reconhecidos e incentivados a melhoria contínua do ensino.

“Cuidar das crianças é um olhar atento para o presente e para o futuro. O governo que deseja êxito tem que abraçar a causa mais nobre, que é a Educação” Prefeito Luciano Santos, presidente da Femurn

A Política promoverá práticas pedagógicas eficazes, especialmente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, além de oferecer formação continuada aos educadores das redes estadual e municipais. Outro ponto importante é o suporte pedagógico contínuo e a implementação de sistemas de avaliação de desempenho escolar. A Política também incentivará a troca de práticas inovadoras de gestão educacional entre as redes estadual e municipais e coordenará a implementação de programas e ações educacionais em diferentes níveis e modalidades de ensino.

“É um momento importante para nossa educação, uma vez que estamos trabalhando pela aprendizagem das crianças. Estarei atuando para que os estudantes possam ter uma melhor alfabetização, desenvolver uma boa leitura e, dessa forma, contribuir com a caminhada desses estudantes. Na condição de professora, me sinto honrada”, disse Márcia Vanellye, professora formadora, educadora da rede municipal de Educação de Macaíba.

A integração de tecnologias da informação nas práticas pedagógicas será uma prioridade, assim como o desenvolvimento de mecanismos que fortaleçam a colaboração entre o Estado e os municípios. A sincronização dos calendários escolares estadual e municipais e a gestão do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado também são componentes essenciais do programa.

“Quando somos convidados a trabalhar em um estado, sempre agradecemos a oportunidade de conhecer as atividades em curso e reconhecermos o trabalho já em curso naquele local. O protagonismo dessa ação é dos educadores e gestores locais. Estamos aqui para dar o apoio técnico para uma boa gestão de metas. Todos juntos em um grande regime de colaboração para a alfabetização das crianças, permitindo cada vez mais a redução de desigualdades e dando oportunidades de um futuro promissor. Esse é um momento de esperança”. Disse o Henrique Paim, diretor de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV

Um Comitê Gestor será formado para apoiar, monitorar e avaliar as ações da Política, incluindo membros da SEEC RN e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A Pró-Alfa RN poderá contar com apoio financeiro ou técnico de instituições públicas e privadas, mediante acordos legais, e a SEEC poderá contratar serviços para formação continuada, respeitando as normas legais aplicáveis.

“O regime de colaboração permite esse marco histórico. Estamos criando uma política que é para nossas crianças. Todos nós estamos trabalhando para que a alfabetização ocorra bem em todos os municípios. Os professores são os grandes responsáveis pelo êxito dessa ação. Um dos pontos fortes desta política é o compartilhamento de saberes e experiências entre todos.” Destacou Petrucio Ferreira, vice-presidente da Undime-RN.

Com a Pró-Alfa RN, o governo do Rio Grande do Norte reafirma seu compromisso com a melhoria da educação, buscando garantir que todas as crianças do estado tenham acesso a uma alfabetização de qualidade e equitativa.

Além dos já citados, estiveram presentes na solenidade, Mônica Silva, Coordenadora de Alfabetização no MEC; Cleonice Kozerski – secretária adjunta da SEEC; Prof. Flaubert Torquato, Subsecretário da SEEC; Sílvia Arruda, secretária adjunta da SEMJIDH; Álvaro Bezerra, secretário executivo da Fazenda; Magnólia Morais, coord. de Órgãos Regionais de Ensino Representando as DIRECs; Márcia Campos, diretora da Associação Bem Comum; Nazineide Brito – subcoordenadora do Ensino Fundamental – SUEF e Articuladora Estadual da RENALFA – SEEC; Fadyla Araújo, representando a UFERSA; Tatiana Mabel – Repres. da UFRN; Séfora Nogueira, representando a UERN; Mônica Silva, coordenadora de Alfabetização no MEC e Elaine Sobral, coordenadora do Prog. de Formação Continuada de Profissionais da Alfabetização no RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *