Comitiva do Governo Federal e voluntários civis chegam à Base Aérea de Canoas

Nesta segunda-feira (20/05), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhado pelo Comandante do Exército Brasileiro (EB), General Tomás de Paiva e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, desembarcou na Base Aérea de Canoas (BACO) com o intuito de avaliar políticas públicas relacionadas à reconstrução e administração da crise ocasionada pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.

Também neste dia, uma equipe de voluntários civis, composta por médicos, veterinários e Policiais Civis do Estado de São Paulo desembarcou em Canoas (RS) para unir esforços de ajuda à região. No total, serão 169 profissionais que se somarão aos mais de 20 que chegaram nesta segunda, entre eles mais médicos, enfermeiros e veterinários. “Nós somos profissionais de saúde de São Paulo e, após recebermos uma proposta de criação de uma equipe de auxílio aos profissionais que aqui estão, imediatamente nos prontificamos a ajudar e criamos este grupo”, disse o médico Gustavo Mamprim.

Transporte de carga

Em uma grande campanha humanitária coordenada pela FAB, brasileiros doam, constantemente, itens essenciais para a população gaúcha, que são transportados até a BACO. No dia 20/05, por exemplo, mais de 20 toneladas de donativos entre cestas básicas, cobertores, água, colchões e medicamentos chegaram da Base Aérea de Brasília e, por meio da Defesa Civil do Estado, serão selecionados e direcionados à população.

“Nesse contexto de catástrofe meteorológica, foi essencial poder contar com o apoio da Força Aérea na logística dos itens de ajuda humanitária. Essas pessoas resgatadas precisam de um mínimo de condições de dignidade e atendimento de suas necessidades mais básicas como alimentar e vestir-se. Esse suporte da nossa Força Aérea fez com que o tempo de entrega dessa resposta fosse otimizado significativamente”, relatou o Secretário de Estado, Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Luciano Chaves Boeira.

Todos Unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

Por: Força Aérea Brasileira (FAB)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *