O Programa Trilhas Potiguares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontece, em 2024, com a participação de 14 cidades. A assinatura dos convênios entre a instituição de ensino e os municípios selecionados foi realizada na tarde desta sexta-feira, 17, quando o reitor José Daniel Diniz Melo destacou a temática da 26ª edição, que é Saberes em Movimento: Conexões Culturais e Desenvolvimento Social no RN.
Neste ano, o Trilhas acontece de 14 e 20 de julho, com os municípios de Rio do Fogo, Serra de São Bento, Lagoa Salgada, Afonso Bezerra, Poço Branco, São Pedro, Lagoa de Velhos, Riacho de Santana, Viçosa, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Serra Negra do Norte, Monte das Gameleiras e Campo Redondo.
“Juntos, UFRN e municípios irão construir projetos voltados às demandas de cada localidade, que serão capazes de promover a educação ambiental e em saúde; a organização e participação social; a geração de renda; entre outros fatores importantes para a melhoria da qualidade de vida”, explicou o reitor Daniel Diniz ao reforçar que o intercâmbio de saberes, culturas e realidades fortalece o processo de formação e o exercício da cidadania.
Com a missão “de propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades”, a 26ª edição do programa conta com a participação do IF Baiano e da Universidade Estadual de Santa Cruz da Bahia, bem como com a Universidade Federal de Pernambuco.
Nesse sentido, o coordenador do Trilhas Potiguares e pró-reitor adjunto de Extensão (Proex), Edvaldo Vasconcelos, deu as boas-vindas aos municípios participantes e agradeceu o trabalho dos coordenadores da ação, que vão atuar diretamente em cada local. Na mesma perspectiva, o pró-reitor de Extensão, Graco Viana, parabenizou a equipe pelo empenho e desejou sucesso ao programa de extensão.
Os representantes da UFPE, José Eduardo Garcia; da Universidade Estadual de Santa Cruz da Bahia, Gilhardes de Jesus; e do IF Baiano- Risia Kaliane Sousa, destacaram a importância da integração entre instituições nordestinas para projetos em rede visando a busca de novos saberes e do bem-estar da sociedade.