A Gestão Municipal de Timbaúba dos Batistas reforça hoje a campanha pelo fim das violências contra crianças e adolescentes. Ainda são muitas as formas de violações vivenciadas por esse público, entre elas e deve ser integralmente priorizada pelo poder público.
Sabemos de todos os desafios que permeiam essa realidade. Por isso mesmo, é preciso que haja redes municipais, estaduais e federal articuladas intersetorialmente. Isso significa que todas as áreas do setor público (Saúde, Educação, Assistência Social, CMDCA, Ministério Público, Conselho Tutelar etc) precisam estar conectadas e dialogar para que o encaminhamento desses casos e denúncias tenha um desfecho eficiente, rápido e que não cause novas violações.
Você sabia que cada cidadã/o tem o dever de denunciar violações contra crianças e adolescentes? Veja as várias formas de denunciar:
– Disque 100: recebe denúncias anônimas de violações de direitos humanos. Pode ser feita por qualquer pessoa
– Polícia Miliar – 190: quando a criança está correndo risco imediato
– Samu – 192: para pedidos de socorro urgentes
– Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres
– Qualquer delegacia de polícia
– Conselho tutelar: procure o CT do nosso município
– Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, dentre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia
– Ministério Público
Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes!