A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), realizou uma atualização na plataforma de videoconferência institucional do Governo do Rio Grande do Norte. Intitulada “Conferência COTIC”, a ferramenta permite a realização de reuniões e capacitações virtuais, com as quais os participantes podem interagir uns com os outros, de forma instantânea, por meio de áudio, vídeo e chat.
Entre as novidades trazidas pela atualização, estão a mudança visual na interface, tornando o ambiente mais amigável, a possibilidade de gravar as conferências realizadas e a incorporação de novas ferramentas de interação com as apresentações. “Também corrigimos erros na parte de som, adicionamos funções que permitem escolher qual o dispositivo correto de entrada e saída de áudio. Os usuários também têm a possibilidade de adicionar efeitos na imagem da webcam, entre outros recursos”, explica o engenheiro de Computação, Joabe Bezerra, um dos responsáveis pela modernização da plataforma junto ao analista de TI, Felipe Sérgio.
A Conferência COTIC foi desenvolvida a partir de um software de código aberto adquirido sem custos, na qual coube à Cotic trabalhar na sua modelação e customização. Em virtude da pandemia de covid-19, a plataforma foi amplamente utilizada nos últimos anos, a fim de facilitar o contato dos servidores que não podiam se encontrar pessoalmente.
O sistema possui, entre seus recursos, opção para upload de slides e documentos, compartilhamento de tela, e compatibilização com links de Youtube e VMEO, lousa para apresentação, além de permissões de restrição de áudio e vídeo por parte de facilitadores e/ou moderadores de sala.
Cadastro
Para utilizar a plataforma, é necessário um cadastro inicial. Ou seja, o servidor que deseja abrir uma sala virtual para iniciar uma reunião ou uma capacitação à distância, tem que realizar uma inscrição junto à Cotic. O mesmo procedimento já era usual na versão anterior, mas com a atualização faz-se necessário um novo cadastro.
Para isso, basta acessar o site conferencia.rn.gov.br e clicar no menu “Inscrever-se”. Na sequência, preencher as informações solicitadas na tela e enviar um e-mail para conferencia@cotic.rn.gov.br, avisando da criação do cadastro junto às informações fornecidas durante o processo. Feito isso, a Cotic liberará o acesso para o usuário conseguir iniciar sua própria videoconferência.
A Cotic sugere que seja criada apenas uma conta institucional por órgão, a fim de possibilitar um melhor gerenciamento no uso da plataforma pelos usuários. Isto quer dizer que, assim que tiver sido criado o cadastro de determinado órgão, os servidores desse órgão poderão iniciar uma sala a partir desse único cadastro do órgão.
Para dúvidas ou mais informações: conferencia@cotic.rn.gov.br ou (84) 98122-3244 (apenas Whatsapp).