Acontece nesta quarta-feira, 8, o primeiro dia do Intercom Nordeste 2024, um dos mais importantes congressos de comunicação do país. O credenciamento será feito a partir das 8h, na sala 1 do Departamento de Comunicação da UFRN (Decom). O evento realizará atividades até sexta-feira, 10, trazendo debates, workshops, oficinas, grupos temáticos e apresentações culturais.
A 24° edição do congresso tem como tema Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais. A mesa de abertura, mediada por Manu Freitas, receberá Fernanda Carrera, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordará sobre a pesquisa em IA e tecnologias algorítmicas contemporâneas, e Paulo Faltay, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que abordará sobre a industrialização da IA e os impactos no campo da Comunicação.
A apresentação cultural e a cerimônia de abertura ocorrem no Auditório da Reitoria, às 9h. Haverá também as sessões de apresentação dos trabalhos finalistas do prêmio Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A exposição irá reunir trabalhos experimentais de docentes da área de comunicação, totalizando 13 sessões.
Em seguida, o congresso apresentará A Onda de Filmes Queer em Super-8 da Paraíba. A mostra de filmes reúne produções independentes e experimentais, realizadas por artistas paraibanos no início da década de 1980 com temática LGBTQIAP+.
Ao longo dos três dias de Intercom, a ação dará espaço para pesquisadores apresentarem artigos acadêmicos nos Grupos de Trabalho (GTS); oficinas e workshops, abrangendo diversas áreas; apresentações de ensino comunicacional no Fórum Ensicom; apresentação de professores coordenadores e equipes de projetos de extensão na Jornada de Extensão; e apresentação de produtos realizados por estudantes de graduação e mestrado profissional na Mostra de Oportunidades em Comunicação.
A programação completa de todas as atividades oferecidas podem ser acessadas no site.