O Ministério das Comunicações autorizou o funcionamento de novos canais de TV Digital para 35 cidades, alcançando 12 unidades federativas. Desta forma, mais de 1,2 milhão de pessoas vão contar com mais opções de informação, cultura e entretenimento com alta qualidade e sem interferências. As autorizações foram publicadas na edição desta segunda-feira (29/4) do Diário Oficial da União (DOU).
A região Nordeste foi a que mais teve novas autorizações, contemplando quase 500 mil habitantes de 13 cidades. São elas: Amarante do Maranhão (MA), Bacabal (MA), Caxias (MA), Pedreiras (MA), Santa Helena (MA), Campo Maior (PI), José de Freitas (PI), Luzilândia (PI), Piripiri (PI), Valença do Piauí (PI), Pombal (PB) e Guamaré (RN) e Areia Branca (RN).
“Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Já na região Norte foram sete cidades beneficiadas, que possuem aproximadamente 207 mil habitantes. Os municípios alcançados foram: Alenquer (PA), Almeirim (PA), Mocajuba (PA), Mojui dos Campos (PA) e Xinguara (PA).
Com oito cidades agraciadas pelas outorgas, a região Sudeste terá mais de 270 mil habitantes podendo acessar mais conteúdo de TV Digital a partir das seguintes localidades: Santa Vitória (MG), Barroso (MG), Curvelo (MG), Perdigão (MG), Prados (MG), Monte Carmelo (MG), Nova Venécia (ES) e São Gabriel da Palha (ES).
No Sul, mais de 180 mil habitantes da região também terão acesso a mais canais do serviço. As cidades contempladas são: São Borja (RS), Adrianópolis (PR), Bandeirantes (PR), Iporã (PR), Mafra (SC) e Taió (SC).
A região Centro-Oeste também foi alcançada pelas autorizações da pasta. Aproximadamente, 40 mil habitantes das cidades de Curvelândia (MT), Acreúna (GO) e Caçu (GO) vão ter mais experiência televisiva com alta qualidade e sem interferências de sinal.
Nas localidades contempladas, a partir do funcionamento transmissão, a experiência de assistir televisão passa a ser mais imersiva e envolvente, incluindo mais brasileiros no acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais.
Para o ministro Juscelino Filho, a meta é garantir que o serviço de TV Digital chegue em todas as localidades do país. “Desde as grandes cidades até os pequenos povoados, nossa missão é garantir que todos, sem exceção, tenham acesso a uma transmissão de qualidade”, afirmou.
Com as outorgas publicadas no DOU, as emissoras devem observar os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação antes de iniciarem a operação.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)