O estudo, cujo título original é Interpretation of a second-order discontinuity at 1º N latitude of the Mid-Atlantic Ridge, tem como co-autores Helenice Vital, do Departamento de Geologia (DG), e Aderson Nascimento, do Departamento de Geofísica (DGEF) – ambos do Centro de Ciências Exatas e da Terra. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito dos projetos QWHALES (CNPq/MCTI/Marinha do Brasil) e SeabedMap (FINEP/MCTI/Serviço Geológico do Brasil/Marinha do Brasil).
Helenice Vital apresentou ainda o trabalho Tectonic structure and evolution of Brazilian Equatorial Margin (Estrutura tectônica e evolução da Margem Equatorial Brasileira), cuja primeira autora é a doutora Julia Fonseca. A pesquisa foi realizada em parceria com as universidades de Pisa, Florença, Nápoles e Barcelona. Os ex-alunos Antomat Avelino de Macedo Filho, pós-doutorando da Universidade de São Paulo (USP), Leonardo Muniz Pichel, pós-doutorando da Universidade de Bergen, na Noruega, e Fernando Sergio Goes Smith, da Universidade de Pisa, na Itália, também se juntaram ao time da UFRN.
A professora Helenice Vital coordena o Laboratório Multiusuário de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA) da UFRN. É ainda líder do grupo de pesquisa em Ciências do Mar e Ambientais (UFRN/ CNPq) e Vice-Líder do INCT Atlântico (MCTI/CAPES/CNPq/FAPERG), que integra o Grupo internacional de mapeamento dos oceanos.
O evento
A Assembleia Geral da União Europeia de Geociências (EGU) 2024, que acontece entre os dias 14 e 19 de abril, ocorre anualmente e reúne a comunidade de geocientistas de todo o planeta em um encontro que abrange todas as disciplinas das ciências terrestres, planetárias e espaciais. O evento proporciona um fórum no qual cientistas, especialmente investigadores em início de carreira, podem apresentar seus trabalhos e discutir as suas ideias com especialistas em todas as áreas das geociências.