Quem aprecia o cinema independente nacional poderá conferir, a partir de sexta-feira (09), na TV Universitária, um programa especial com curtas-metragens que marcaram a história do Curta Caicó, festival de cinema realizado no interior do RN. O programa será exibido todas as sextas-feiras, durante os meses de julho e agosto, no horário das 17h30.
A iniciativa foi possível devido a uma parceria entre a Referência Comunicação, produtora responsável pela organização do festival, e a TV Universitária, da Superintendência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comunica/UFRN).
A colaboração inédita entre a TVU e o festival possibilita que o alcance do evento, que neste ano estabeleceu um novo recorde de submissões, com 797 obras, cresça ainda mais. O Curta Caicó vem fomentando o audiovisual no interior do Rio Grande do Norte e os resultados já são visíveis na região do Seridó, com crescimento exponencial na produção de curtas-metragens.
De acordo com a diretora da TVU, Hilca Honorato, esta é somente uma das parcerias, e um canal de diálogo, com produtoras locais, artistas e produtores independentes que a TVU inicia. “O intuito é compor a programação local da emissora e dar continuidade aos avanços que se propõe com a utilização de novas tecnologias e formatos, além da produção de novos conteúdos em formatos inovadores. Sem esquecer, sobremaneira, da sua missão por vocação: a de debater os grandes temas da atualidade e os grandes desafios da contemporaneidade”, conta Hilca.
Raildon Lucena, diretor e idealizador do Curta Caicó, destaca a importância da parceria para o segmento audiovisual do estado, tendo em vista o espaço de divulgação das obras do Rio Grande do Norte, e de todo Brasil. “Acreditamos que essa parceria é vanguardista e abrirá espaço para outros festivais importantes do nosso estado também terem espaço em TV pública”, completa o realizador.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
09 DE JULHO
Nomofobia – Kennel Rógis (5 minutos) – RN
Em Torno do Sol – Julio Castro e Vlamir Cruz (12 minutos) – RN
Utravioleta – Dhiones do Congo (12 minutos) – PB
16 De JULHO
Rasga Mortalha – Pattricia de Aquino (15 minutos) – PB
Caetana – Caio Bernardo (13 minutos) – PB
23 DE JULHO
P´s – Lourival Andrade (13minutos 11segs) – RN
Quitéria – Tiago A. Neves (14 mins) – PB
30 DE JULHO
As flores de cactos do João XXIII – Bruna Justa (8 mins) – RN
A Parteira – Catarina Doolan (19mins 59segs) – RN
06 DE AGOSTO
Morgana – Alex Macedo (10 mins) – RN
No fim de tudo – Victor Ciriaco (15 mins) – RN
13 DE AGOSTO
Caicó, terra de poesia – Raildon Lucena (1 minuto) – RN
Leningrado, Linha 41 – Dênia Cruz (20 mins) – RN
Pedras não flutuam – Lara Ovídio (8 mins) – RN
20 DE AGOSTO
A retirada para um coração bruto – Marco Antônio Pereira (14mins 34s) – MG
Chico do Cinema – Marlon Meirelles (12mins 48s) – RN
27 DE AGOSTO
Tingo Lingo – Wallace Yuri (17mins 47s) – RN
Júlia Porrada – Igor Ribeiro (13mins 31s) – RN