O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está concluindo nesta sexta-feira (15) um curso de Identificação Veicular direcionado a integrantes das forças de segurança pública. A capacitação é feita por meio da Escola Pública de Trânsito do RN (EPT) e está sendo ministrada nas instalações do I Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, na cidade de Caicó.
O curso contempla policiais militares lotados no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual de Caicó (CPRE), policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental, policiais civis da 46º Delegacia de Polícia, integrantes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e militares do Exército. No total, cerca de 40 operadores de segurança pública devem ser qualificados nessa turma.
A capacitação tem um objetivo específico voltado para a segura pública com viés ao combate de clonagem, roubo e furto de veículos, já que com a utilização das técnicas de identificação veicular é possível que o profissional de segurança e trânsito disponha de ferramentas para reconhecer adulterações, identificar veículos em desacordo com a legislação, entre outras capacidades.
Durante a capacitação são ministrados os conteúdos referentes aos códigos identificadores WMI, VDS e VIS (Identificação de chassi); Desvendando o VIN (Número de Identificação do Veículo); Examinando o local do VIN; Modelos de gravação do VIN; Ausência do VIN; Exame do motor; Exame das plaquetas de identificação do motor; Exame do conjunto agregado; Exame das etiquetas adesivas; Identificação de Placas; Identificação de vidros; Identificação de Documentos Adulterados; Definição de Perícia técnica veicular; Tipos de perícias existentes na área automotiva; Objetivo de uma perícia automotiva; Tipos de adulterações automotiva; Legislação de Trânsito; Procedimentos administrativos, tipos de vistoria e serviços.
O curso conta com 20h de aula, sendo 15h de abordagem teórica e 5h de ações práticas. Os procedimentos práticos englobam a vistoria completa de automóveis e de documentação, sendo averiguado cada item de identificação veicular e analisada a autenticidade dos dados obtidos pelos profissionais de segurança pública durante o processo de inspeção.
O coordenador da Escola Pública de Trânsito, Felipe Barreto, adiantou que novas capacitações serão promovidas pelo Detran ainda neste mês. “Qualificaremos mais duas turmas até o final do mês. Será uma em Currais Novos e outra em Natal. Também vamos iniciar uma capacitação para motofretista na próxima semana”, comunicou.