Hoje (6), por meio do Consórcio Nordeste, os secretários de Educação dos estados nordestinos se reuniram em um encontro para discutir os desafios e estratégias para o avanço da educação na região. Realizada em Brasília (DF), a reunião contou com a participação dos representantes dos nove estados nordestinos, onde foram abordadas questões fundamentais para o aprimoramento do ensino.
Entre os temas discutidos, destacam-se a melhoria da qualidade do ensino, a formação continuada de professores, a inclusão educacional e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação básica. As discussões foram pautadas pela busca por soluções concretas e colaborativas para superar os desafios enfrentados pelos sistemas de ensino da região.
Os secretários de Educação também terão reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, com o objetivo de alinhar estratégias e estabelecer parcerias entre os governos estaduais e o governo federal. A expectativa é que esse diálogo contribua para o fortalecimento de políticas educacionais, como o programa Pé-de-Meia.
“Estamos diante de um momento crucial para a educação no Nordeste. Esta reunião dos Secretários de Educação representa o compromisso coletivo de enfrentar os desafios e construir soluções para promover um ensino de qualidade em nossos estados. A colaboração entre os governos estaduais e o diálogo com o Ministério da Educação são fundamentais para avançarmos na construção de uma educação inclusiva e transformadora”, pontua Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
Em janeiro, o Rio Grande do Norte sediou a reunião da Câmara Temática da Educação do Consórcio Nordeste. A solenidade aconteceu após a posse da governadora Fátima Bezerra na presidência do colegiado. A câmara visa abordar e propor soluções e encaminhamentos de questões educacionais de interesse comum, impulsionando o desenvolvimento e a qualidade do ensino em toda a área.