A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta quinta-feira (15), na Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), no Centro Administrativo, o balanço da ‘Operação Carnaval 2024’, que ocorreu entre os dias 09 e 14 de fevereiro em vários municípios do RN tendo como resultado um dos carnavais mais seguros da história.
Mais de 50% do efetivo da Polícia Civil trabalhou de forma voluntária, durante o período carnavalesco, atuando em todos os polos de folia espalhados no interior, capital e litoral do Estado, além das delegacias de plantões que funcionaram nas 13 Delegacias Regionais e 5 na capital e região metropolitana.
Na área da Grande Natal, as ações foram coordenadas pela DPGRAN , que instalou delegacias fixas em Pirangi do Norte, Camurupim, Barra de Maxaranguape e em delegacias móveis em Ponta Negra, Pirangi do Norte, Búzios, Redinha e Muriú. Já a área de atuação da Diretoria de Polícia Civil da Interior (DPCIN) abrangeu Mossoró, Tibau, Areia Branca, Macau, São Miguel do Gostoso, Touros, Caicó, Assu, Apodi, Upanema, Pipa, Tibau do Sul e Baía Formosa, além de postos móveis em Caicó e Apodi. Ao todo, a Polícia Civil contou com 16 polos carnavalescos e mais 37 equipes, totalizando 53.
Em atendimento ao público, as equipes registraram 915 Boletins de Ocorrência (B.O.) de fatos típicos e atípicos em todo o Estado. Além disso, 121 Autos de Prisão em Flagrante Delito foram lavrados, 18 mandados de prisão foram cumpridos e 82 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.) foram contabilizados. A Polícia Civil remeteu ao Poder Judiciário 58 pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPU).
A Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado (SESED), apontou também uma redução de 57% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em comparação a 2023. Em 2024, foram contabilizados seis Mortes Violentas Intencionais e todas ocorreram fora do ambiente carnavalesco. Em 2023, foram 14 Mortes Violentas Intencionais.
Ademais, através de investigações qualificadas, diversas prisões foram feitas em diferentes polos carnavalescos, como por exemplo, na cidade de Caicó, quando policiais civis apreenderam um adolescente envolvido em diversos atos infracionais análogos ao crime de roubo.
Na apresentação, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, esteve acompanhada do delegado-geral adjunto, Herlânio Cruz, do diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Márcio Lemos, do diretor da Delegacia de Polícia Civil do Interior (DPCIN), Marcos Geriz e do diretor da Delegacia de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), delegado Joacir Rocha. A apresentação também contou com a participação da governadora e professora Fátima Bezerra e do secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo, além de demais autoridades civis e militares.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS)