Os professores da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), Ana Carine Arruda Rolim e Diego Bonfada, visitaram a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos dias 6 e 7 de fevereiro. Os docentes realizaram palestras no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), no campus Coari da UFAM, para professores, estudantes e técnicos administrativos da instituição.
O tema do encontro foi Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizado para a Educação Médica. No primeiro dia, o debate focou no Aprendizado baseado em problemas PBL: abrindo e fechando um problema. Já no segundo dia, a discussão foi sobre Educação baseada na comunidade e Responsabilidade Social das Escolas Médicas; além do debate sobre a temática Construindo o Módulo Medicina no Cenário Amazônico.
O objetivo do encontro foi atualizar e aprimorar práticas educacionais. Além disso, foi uma oportunidade de os educadores adquirirem novas estratégias e recursos para promover um ensino mais dinâmico e participativo, alinhado às necessidades dos alunos.
No segundo semestre de 2023, docentes da UFAM fizeram uma visita à Escola Multicampi. “Os professores nos visitaram com o propósito de entender a nossa metodologia, ver o nosso espaço de trabalho, estrutura física, recursos humanos e trocar ideias sobre o funcionamento do curso de medicina de Caicó. A partir dessa discussão, fomos convidados para fazer um momento de treinamento da equipe docente do curso de medicina de Coari sobre metodologias ativas na educação de médicos, entendendo que em Caicó o nosso currículo já é organizado nessa perspectiva”, explica a professora da EMCM Ana Carine Arruda.
Participaram da abertura do evento o reitor da UFAM, Sylvio Puga, a diretora do ISB da UFAM, Vera Lúcia Imbiriba, o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, a presidente da Câmara da cidade, Jeany Pinheiro, e autoridades de saúde do município. “Eles falaram da importância da nossa visita para trocar essas experiências. A capacitação docente está sendo uma iniciativa muito nova na perspectiva do ensino com metodologias ativas”, comenta Ana Arruda.