Facilitar o acesso e esclarecer as principais dúvidas da comunidade acadêmica sobre o Cadastro Único UFRN. Essa é a proposta da live que será realizada na próxima quarta-feira, 7, às 10h30, pelo setor de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). A ação poderá ser acompanhada pelo Instagram da UFRN e no Instagram do Serviço Social da Proae.
A live terá a orientação da assistente social Jéssica Maia, que vai tirar todas as dúvidas sobre o CadÚnico para ingressantes e veteranos que ainda não atualizaram suas informações. De acordo com Brunilla Melo, coordenadora da Divisão de Assistência Social e Ações de Permanência (Dasap) da Proae, a live foi pensada diante da dificuldade de análise dos cadastros dos alunos, por falta do preenchimento correto do CadÚnico.
“Os alunos não preenchem corretamente as informações, não anexam a documentação completa/correta e isso implica no acesso dos estudantes aos auxílios. A falta de informação/documentação é um dos grandes motivos de indeferimentos nos auxílios estudantis”, explica. Brunilla destaca ainda que o setor recebe muitas dúvidas, entre elas sobre a documentação a ser anexada, como calcular a renda per capita e qual a finalidade do Cadastro Único.
Outro instrumento disponibilizado para auxiliar os estudantes é o Guia para adesão ao Cadastro Único UFRN. A publicação, que está disponível no site da Proae, consta com 46 páginas, contando com orientações e ilustrações sobre o que é o Cadastro, por que aderir, como fazer. O material, que foi lançado em 2021, tem a proposta de tornar o processo de adesão mais compreensível e diminuir ao máximo as dúvidas e dificuldades.
O Cadastro Único UFRN é um formulário eletrônico acessível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) cujas questões objetivam conhecer a realidade socioeconômica do estudante e de sua família. Pode aderir todo estudante regularmente matriculado nos cursos da Universidade. A adesão é obrigatória, semestralmente, para quem deseja acessar os auxílios e bolsas da assistência estudantil, entre eles a bolsa alimentação, a residência universitária e os auxílios moradia, creche, transporte, óculos etc.