A seleção brasileira sub-23 venceu a Colômbia por 2 a 0, nesta sexta-feira (26), no estádio Brígido Iriarte, na Venezuela, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos do Pré-Olímpico. Os gols da vitória brasileira foram marcados Endrick e John Kennedy.
Com o triunfo, o Brasil fica na segunda colocação do Grupo A, com 6 pontos, um a menos do que o líder Equador, que já fez três jogos. Já a Colômbia permanece na lanterna da chave, sem nenhum ponto e praticamente eliminada.
O jogo
A seleção brasileira iniciou a partida cometendo muitos erros na saída de bola, sobretudo pelo lado esquerdo do setor defensivo. Com apenas 10 minutos de jogo, o zagueiro Michel falhou em duas oportunidades e gerou ocasiões claras de gol para a Colômbia, que acabou não aproveitando.
Além do desempenho ruim atrás, os atletas canarinhos se posicionavam de forma espaçada no meio de campo, e este distanciamento fazia com que as jogadas criativas quase não existissem.
A esperança de melhora estava depositada nos talentos individuais, e foi exatamente por meio deles que o Brasil conseguiu reverter o cenário. Aos 24 minutos, John Kennedy acertou um chute forte de fora da área e obrigou o goleiro colombiano a espalmar a bola. No rebote, Endrick apareceu para mandar para o fundo do gol e abrir o placar para a Seleção.
O gol deu tranquilidade para o Brasil, que melhorou na partida e viu o adversário diminuir o ímpeto ofensivo. A equipe do técnico Ramón Menezes ainda criou mais algumas chances para ampliar o placar, mas não aproveitou e foi para o intervalo com a vantagem mínima.
Por ter perdido também na primeira rodada, a Colômbia voltou para o segundo tempo com uma postura agressiva, na tentativa de virar o placar ou pelo menos empatar o jogo. E com menos de 15 minutos, quase a seleção cafetera encontrou o gol. Após levantamento para a área, Carlos Cortés acertou um lindo cabeceio e o goleiro Mycael salvou o Brasil.
A seleção colombiana mandava nas ações e empurrava o time canarinho contra seu próprio campo. Com mais posse de bola e rondando a área brasileira, a equipe do técnico Héctor Cárdenas pressionava e criava chances perigosas contra a meta de Mycael.
Mas, a ofensividade colombiana abriu espaços para o Brasil contra-atacar. E foi exatamente usando esta arma que a Seleção chegou ao segundo gol. Aos 37 minutos, Gabriel Pec fez boa jogada pela esquerda e só rolou para John Kennedy empurrar para as redes, ampliar o placar e decretar a vitória.