Durante dois dias (22 e 23), o secretário Paulo Varella e equipe da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) receberam a secretária da Casa Civil da Presidência da República, Cristiane Battiston, para uma visita às obras do Complexo Hidrossocial de Oiticica, em Jucurutu.
Representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e do consórcio QS/OITICICA acompanharam a visitação.
O secretário Paulo Varella destacou a importância da vinda da comitiva do Governo Federal por se tratar de uma obra com imensos desafios. “Aqui não é um desafio de conflito e sim de cooperação, que envolve as diversas dimensões de governo e da sociedade. É fundamental que tenhamos os recursos vindos do PAC, aonde a secretária Cristiane trafega. Importante que esses recursos cheguem aqui, via DNOCS para o estado e toda a equipe técnica, os prefeitos, a sociedade, enfim todos os envolvidos, para que a gente possa concluir essa obra”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário é fundamental que além dos relatórios enviados para Brasília, que eles possam vir aqui para ver ao vivo e a cores, na escala de um para um, essa obra fantástica. “Tenho certeza que eles voltam com um desenho do que nós escrevemos nos relatórios, não somente nos olhos, mas também no coração e na alma. É fundamental que o Governo Federal possa nos acompanhar para que possamos em junho concluir essa obra e a partir de então dar muito mais segurança hídrica e muito mais desenvolvimento ao estado do Rio Grande do Norte”, ressaltou Varella.
Cristiane Battiston achou a obra muito bonita e ficou satisfeita ao ver que os serviços estão avançados e bem negociados com os movimentos sociais. “Nosso intuito agora é garantir que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2024. Por isso, pretendo voltar em junho para a entrega da Barragem”, declarou confiante a secretária.
Além de visitar as obras da Barragem de Oiticica, o grupo esteve na Barragem Passagem das Traíras, na comunidade de Nova Barra e na Agrovila Raimundo Nonato.
Na tarde do dia 22, as equipes se reuniram com as famílias da Agrovila Raimundo Nonato, para discutir sobre a estrada vicinal no entorno da área produtiva, o cercamento dos lotes, o Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-A) e o diálogo com o Banco do Nordeste.
Nessa reunião foi apresentado e aprovado pelas 37 famílias da agrovila o parcelamento dos lotes produtivos. Cada família vai ficar com 4,8 ha, além, da área de reserva legal, açude comunitário e 0,7 ha da casa residencial e quintal produtivo.
Participaram dos eventos o assessor Carlos Alberto Perdigão, da Casa Civil da Presidência da República; Erik Parente, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica; equipe da SEMARH, a coordenadora de Infraestrutura, Dara Guedes; a chefe de Gabinete Jeni Moraes; o coordenador da Assessoria Técnica, Carlos Nobre; o assessor especial, Sergio Pinheiro; o coordenador de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Gustavo Medeiros; o diretor presidente do IGARN, Paulo Sidney e o diretor técnico Procópio Lucena; o Prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz; a coordenação do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção do Complexo Hidrossocial Oiticica; o diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais do RN (Fetarn), Francisco Assis; equipe técnica do Consórcio QS/Oiticica, Emater, e representantes de Sindicatos.