O Governo do RN promove mais uma edição da Operação Verão, que visa proporcionar segurança ao litoral do estado, mais frequentado e habitado neste período, por meio de ações de segurança, de prevenção e com policiamento reforçado. A Operação Verão 2024 acontece de 05 de janeiro a 08 de fevereiro e conta com diversas ações desenvolvidas por órgãos estaduais, em parceria com as prefeituras dos municípios do litoral potiguar, no período de veraneio. O lançamento ocorre na próxima sexta-feira (05), às 10h, na Base da Polícia Rodoviária Estadual de Pium, em Parnamirim.
Na área ambiental, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema realizará campanhas de sensibilização ambiental, blitzen educativas e fiscalização nos municípios costeiros do estado. Para as ações, estarão pautadas as seguintes temáticas: Preservação do Morro do Careca; Balneabilidade das praias, Unidades de Conservação, Cajueiro de Pirangi, Riscos e Cuidados em Áreas de Falésias; Resíduos; Biodiversidade – as tartarugas e o período de desova; Mudança do Clima e Ocupações Irregulares.
O diretor técnico do Idema, Jonielson Oliveira, destaca a importância das atividades ambientais na Operação Verão: “O fluxo turístico durante o verão no RN aumenta e são importantes ações especiais para fortalecer a segurança pública, gerenciar o tráfego e aprimorar os serviços. Nos períodos de férias e veraneio, em que as pessoas aproveitam mais as praias e áreas naturais, é crucial promover a sensibilização para preservar os ecossistemas. É uma oportunidade para as equipes do órgão ambiental, atuarem com ações que visam à preservação ambiental e promovam uma mudança de comportamento em relação ao uso sustentável dos recursos naturais durante a temporada de verão”, disse o diretor.
Além das ações do Idema, as forças de segurança estaduais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, ITEP e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a operação conta com equipes da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Detran-RN, Departamento Estadual de Rodagem (DER), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), STTU, guardas municipais e prefeituras.
Ao todo, R$ 5 milhões serão investidos com recursos do Governo do Estado. Além do policiamento diário, mais de 1.500 agentes de segurança trabalharão em serviço extraordinário em todo o litoral do Rio Grande do Norte durante a Operação.
O reforço policial vai abranger uma área de atuação com mais de 400 quilômetros de extensão, do município de Tibau, no litoral norte (divisa com o Ceará), até Baía Formosa, no litoral sul (divisa com a Paraíba).