Janeiro Branco conscientiza sobre saúde mental

Incentivar a população a prestar mais atenção à saúde mental. Esse é o objetivo da campanha Janeiro Branco, realizada pela UFRN entre os dias 15 e 31 do primeiro mês do ano. Por meio de atividades presenciais e assíncronas, o Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) irá promover debate acerca de temas como depressão, direitos dos idosos e saúde do trabalhador. Às 20h do dia 18, será realizada uma live no Instagram da campanha. Para ganhar o certificado de participação no evento online, deve-se fazer a inscrição via Sigaa e, depois do encontro, enviar um breve resumo para o e-mail da campanha. Para as atividades presenciais, as inscrições serão feitas nos locais de realização.

A campanha Janeiro Branco começou em todo o Brasil em 2014 e a UFRN participou de todas as edições, sendo a de 2024 a oitava desde a criação do projeto. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha porque é comum que, no início do ano, as pessoas façam reflexões sobre suas vidas, planos e sonhos.

Segundo a psicóloga do Sepa Anuska Irene de Alencar, que passou a coordenar o evento na UFRN em 2016, a participação da Universidade é importante devido ao seu papel como uma instituição de ensino renomada que sempre promove atividades que debatem a saúde mental, com campanhas como o Janeiro Branco, cursos e disciplinas.

A maioria das atividades da campanha são jogos educativos em instituições que solicitaram os serviços do Sepa. O jogo Ligados na vida abordará, em diversas instituições, os riscos para a saúde mental do trabalhador. Já o jogo da memória, realizado e criado pelo Instituto do Envelhecer (Ien), vai conscientizar, no dia 17, das 9h às 11h, sobre a saúde mental da pessoa idosa e incentivar a socialização. Anuska aconselha que os interessados cheguem aos locais um pouco antes das 9h para realizar as inscrições.

Além dos jogos e da live, o Sepa vai publicar um vídeo criado por três discentes sobre a importância da saúde mental não só em janeiro, mas no ano todo. A programação completa pode ser conferida no Sigaa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *