Neste domingo (31), a cidade de São Fernando-RN comemora 65 anos de emancipação política. Nas primeiras horas da manhã, a cidade acordou com a banda filarmônica José Gervásio Alves nas ruas anunciando o aniversário do município.
Às 20 horas, haverá missa em ação de graças, na matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. Em seguida, na praça José Josias Fernandes, a gestão municipal (Genilson Maia – Prefeito e Isaac Alexandre – Vice) mantém a tradição e o aniversário da cidade será comemorado com um bolo gigante. Às 22 horas, a festa de Réveillon terá animação de Guilherme & Pedrinho e a banda Máquina Quente, com a tradicional queima de fogos anunciando a entrada do ano novo.
SAIBA MAIS SOBRE SÃO FERNANDO
São Fernando fica localizado no coração do Seridó Potiguar, a 6º23’de latitude sul e a 37º11′ de longitude oeste. Tendo como municípios vizinhos, a leste Caicó, a oeste Jardim de Piranhas, ao norte Jucurutu e ao sul Timbaúba dos Batistas.
São Fernando foi fundado em 1872 com o nome de Pascoal, provavelmente em função de um monte existente próximo à atual zona urbana.
Pertencia ao município de Caicó. Era um pequeno povoado com pessoas carentes em sua maioria. Em 1 de junho de 1886 foi considerado Distrito de Paz e em 1953, elevado a categoria de Vila. Permaneceu sob esta condição até 31 de dezembro de 1958, quando pela Lei 2.333, passou a categoria de município emancipado, desmembrado do município de Caicó.
Localizada na fluência do rio Seridó, exibe uma altitude média de 131 metros. Sua população em 2020 era de 3 595 hab e sua densidade populacional de 8,41 hab./km². [7]
São Fernando foi fundado pelo Padre Francisco Rafael Fernandes em 1872, e tem como padroeira Nossa Senhora do Patrocínio. Seu primeiro nome foi “Pascoal”, que remete ao Monte Pascoal, exibindo 266 metros de altitude próximo à sua sede, localizado nas terras de propriedade denominada Pascoal, então pertencente aos pais de seu fundador.
A genitora do Padre Francisco Rafael Fernandes, na qualidade de proprietária das terras Pascoal, fez a doação de uma quadra (100 braças) à santa de sua devoção – Nossa Senhora do Patrocínio, mandando no mesmo ano erguer uma capela em sua homenagem. Há duas concepções quanto a origem do nome São Fernando, que veio substituir a Pascoal: uma atesta que esse nome provém da família do seu fundador – “Fernandes” e a outra afirma que foi uma homenagem a São Fernando, de quem o fundador do município cultuava admiração pelos seus méritos em toda sua vida de homem do povo e de Deus.
Entretanto, a primeira hipótese relacionada ao sobrenome Fernandes é a hipótese mais aceita e rica em embasamentos.
Com altitudes entre duzentos e quatrocentos metros, São Fernando está localizado na Depressão Sertaneja e Planalto da Borborema, possuindo alguns montes, serras menores e planícies. O Monte Pascoal é que fica mais próximo, localizado ao morte da cidade e tem 266 metros de altitude.
São Fernando está localizada entre os rios Seridó, que nasce na Serra dos Cariris e o Piranhas Açu, que banha boa parte da sua zona rural.
O município ainda conta com uma dezena de pequenos e médios açudes, sendo a maioria privados. Todos os cursos d’água encontrados na cidade são de natureza intermitente, isto é, secam durante a seca. Entretendo, atualmente mantém-se a perenidade dos rios Seridó e Piranhas em baixo nível devido a existência de barragens e açudes em seu leito.
A vegetação predominante no município é a Caatinga Hipoxerófila, ou Caatinga Arbustiva. Esta formação vegetal recobre toda a porção centro-meridional do Estado. Tem por características a completa ausência de folhagem em grande parte da estação seca e a dificuldade de penetração em função de sua densidade. S
egundo o Plano Nacional de Combate a Desertificação — PNCD, que define desertificação como a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultantes de fatores diversos tais como as variações climáticas, as atividades humanas e o uso excessivo do solo sem moderação.
O município de São Fernando está inserido em área susceptível à desertificação em categoria Muito Grave, assim como toda a região Seridó onde o mesmo está inserido.
O clima de São Fernando é caracterizado tropical semiárido (do tipo Bsh segundo Köppen), com estação chuvosa entre os meses de janeiro a maio. A incidência de descargas elétricas é de 3.58 raios por km.
Política
A cidade fundada por Pe. Rafael Fernandes, teve desde a data da emancipação política até o ano de 2000 seu governo liderado por décadas por membros da família Fernandes, tendo sido José Josias Fernandes,o maior líder político da cidade, alcançando o título de deputado estadual.
Além deste, a família elegeu por sucessivos anos para o cargo de prefeito municipal membros como Elias Fernandes, Railson Fernandes, Abemor Fernandes e Abemor Fernandes Júnior.
Além dos cargos para prefeito, a família também ocupava e ocupa até os dias atuais, cadeiras na câmara de vereadores. No ano 2000 vence para prefeito Paulo Emídio de Medeiros, e nos anos posteriores a família Maia assume o poder, tendo Genilson Maia e Polion Maia, como gestores municipais.
Nas eleições de 2020, Genilson Maia foi eleito novamente com 57.25% do voto, tendo como vice Isaac Alexandre.
Acesso rodoviário
O município é cortado ao sul pela rodovia federal BR-427, ligando a cidade com os municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas e Serra Negra do Norte, de onde parte com uma ligação única para a zona urbana do município através da RN-83.
A zona rural é servida de inúmeras estradas vicinais com pavimentação apenas em pontos de difícil acesso e podem ligar a cidade à Jucurutu, Caicó e povoados rurais.