Em celebração por mais um ano de parceria bem-sucedida entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), pesquisadores, alunos, estagiários e servidores realizaram um encontro, na última segunda-feira (18), para apresentar todo o trabalho desenvolvido em prol da melhoria dos serviços públicos na área da saúde do estado.
As ações foram executadas pelos estudantes do IFRN no setor de desenvolvimento da Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação da Sesap (UGTSIC), dentro de um projeto coordenado pelo diretor da unidade, Chander de Oliveira Pinheiro, e pelo diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira de Carvalho Neto, com a colaboração de outros servidores.
“Esse projeto é mais do que uma união institucional, é a sinergia entre aprendizado e inovação. Essa parceria não apenas capacita os alunos, mas também impulsiona a Sesap, por meio das tecnologias mais avançadas”, destacou Chander de Oliveira Pinheiro.
A parceria entre Sesap e IFRN já existe há três anos, rendendo resultados como a criação da logomarca do setor e a base inicial para o projeto SISTEL, um sistema de cadastro para telefones e contas relacionadas aos serviços telefônicos da Sesap.
Ao longo dos anos, o modelo do projeto foi aprimorado e em 2023 os quatro bolsistas, que atuaram em regime de dedicação total, contribuíram para o desenvolvimento de logos, protótipos, códigos e documentações de sistemas da Sesap, como o Portal UGTSIC, Notifica RN, ponto, SADP, SARP TI. O trabalho foi realizado sob a supervisão dos servidores de desenvolvimento do setor, gerenciados pela analista de sistemas Juciara Ferreira da Silva.
“Esse convênio é de grande importância para todos: os alunos ganham experiência profissional e pessoal que levarão para a vida, e a Sesap recebe em troca tecnologias de ponta, o que há de mais novo no mercado. Como ex-aluna dessa instituição, desejo que essa parceria se estenda por vários anos”, relatou Dolores Beuttenmuller, servidora da Sesap, que acompanha o projeto desde o início. A meta é que esse acordo de cooperação perdure e seja ampliado em 2024.