O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) celebrou, na última quinta-feira (07), 30 anos de serviços em prol da sociedade norte-rio-grandense sendo um aliado dos potiguares, tanto consumidores como empresários, tendo como objetivo as relações de consumo, a justa concorrência e busca pela excelência na prestação serviços e fabricação dos mais diversos produtos.
O IPEM/RN é uma autarquia estadual ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – Sedec/RN e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do qual têm o respaldo através de cooperação técnica-administrativa para realizar atividades na área de verificação metrológica, avaliação da conformidade em todo os 167 municípios do Rio Grande do Norte, fazendo parte da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).
A equipe do instituto é formada por especialistas e técnicos que realizam constantemente a fiscalização e verificação de itens que fazem parte do dia a dia de todos, com a finalidade de promover o equilíbrio nas relações entre os consumidores, empresas/indústrias e o comércio em geral, sempre buscando a manutenção da relação mais justa para todas as partes.
Na solenidade de comemoração da data, realizada nesta quinta-feira (07), no Versailles Recepções, que contou com a presença de vários convidados entre dirigentes do Inmetro, da RBMLQ-I, do governo estadual, de lideranças empresariais, ex-diretores, funcionários e ex-funcionários, o papel e a importância do IPEM/RN foi destaque em vários registros dos convidados presentes. Como a do presidente do Inmetro, Márcio André Brito, que reforçou o compromisso com a rede ao assumir a presidência do Inmetro e que recentemente visitou vários estados do Brasil e pode compreender melhor ainda a realidade do setor em todo o país. “Este é o momento de colocar em prática todas as nossas idealizações, vontades, desejos e projetos que irão fortalecer a nossa rede. Nesses momentos nos estados podemos ter, peço licença a todos as autoridades, uma conversa de metrologista para metrologista porque nós temos essa afinidade. Eu sei dessa nossa responsabilidade ao chegar na presidência do Inmetro e sei que precisamos avançar”, afirmou.
Aumento das fiscalizações em 2023
O instituto, que possui uma sede em Natal, uma regional em Mossoró e um guichê na Central do Cidadão de Caicó, apresentou no período de janeiro a novembro de 2023 um incremento no número de verificações de instrumentos de cerca de 20% se comparado a 2022. Até novembro foram 33.888 instrumentos verificados e ações de fiscalizações. O que representou 83% do proposto no Plano de Trabalho pactuado entre o INMETRO e IPEM/RN no ano em vigência, e significou um aumento de cerca de 50%.
Para 2024 já foram anunciados, na solenidade de aniversário de 30 anos, o envio de R$ 4 milhões por parte do Inmetro que serão utilizados para reforma predial, ampliação (construção de dois laboratórios), custeio e pagamento de passivos; implantação de verificação de cargas perigosas; recursos para investimento na área operacional; expansão do atendimento do IPEM/RN com a instalação de uma guichê na cidade de Caicó, calibração de instrumento de forma gratuita no Ibametro (órgão delegado do Inmetro na Bahia), dentre outros benefícios.