Durante o último fim de semana, os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal intensificaram suas ações em todas as quatro zonas administrativas da capital potiguar. O destaque ficou para as vistorias realizadas nas praias de Miami, Areia Preta e Redinha, como parte da continuação da Operação Orla.
O foco principal dessas ações é garantir a organização da faixa de areia e o cumprimento das normas por parte dos quiosqueiros autorizados a realizar atividades comerciais. Durante as vistorias foram registradas algumas situações de descumprimento das regras, que foram corrigidas pelas equipes de fiscalização.
No sábado (9), a baixa movimentação de banhistas levou a alguns permissionários e estacionários a desrespeitar as normas, mantendo conjuntos de mesas em ára proibida ou encerrando as atividades após o horário permitido. O descumprimento foi prontamente corrigido pela equipe ao destacar as disposições do Termo de Autorização de Uso.
Na Praia de Areia Preta, um evento de surf que já havia sido notificado no dia anterior, seguiu adiante após autorização da Prefeitura do Natal. A equipe de fiscalização permaneceu no local, garantindo o cumprimento das normas.
Além das ações na orla, outras fiscalizações ocorreram pela cidade. No bairro de Dix-Sept Rosado, Zona Oeste de Natal, um imóvel utilizado para eventos religiosos foi notificado por usar amplificadores de som e microfone a noite. Outra vistoria no mesmo bairro verificou denúncia de poluição sonora causada por maquinário em um prédio fechado disponível para aluguel.
Em Nova Descoberta, na Zona Sul, as equipes foram checar uma denúncia de uso inadequado de som e ocupação da via pública com mesas e cadeiras em um espetinho. Embora não tenha sido constatada atividade comercial no local denunciado, a equipe observou a ocupação do passeio público.
Também no sábado (9), um hotel em Ponta Negra foi alvo de denúncias por causa de ruídos que estaria incomodando moradores de um condomínio próximo. A proprietária não estava presente, mas a equipe pretende voltar ao local para realizar nova vistoria. Ainda na Zona Sul, uma denúncia de poluição sonora e ausência de alvará de funcionamento de um bar foi atendida, embora o local estivesse inativo.
A população pode denunciar casos de poluição sonora através da Ouvidoria da Semurb no telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo número 190 do Ciosp nos fins de semana e feriados.