A Filarmônica José Gervásio Alves (São Fernando) foi um dos destaques da 2ª noite do Encontro de Bandas e Filarmônicas em Jardim do Seridó. O evento foi realizado na quarta-feira (06) pela prefeitura municipal de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, no pavilhão da Festa de Nossa Senhora da Conceição.
Também abrilhantaram as apresentações, a Banda de Música das Aldeias (Caicó/RN) que apresentou A morte do vaqueiro, a flor e o beija-flor e Jingle Bell Rock. Em seguida, a Filarmônica José Gervásio Alves (São Fernando/RN) que com a regência do maestro Rubinho Maia apresentou em seu repertório: Tortura de Amor/Você vai ver, Amigos e Jovem Guarda.
E para encerrar a noite cheia de musicalidade, a Banda Recreio Caicoense tocou a Valsa Inês Dantas, A natureza das Coisas e uma seleção especial.
A Filarmônica de São Fernando conta atualmente com 40 jovens músicos talentosos e que vêm encantando o público com apresentações marcantes sob o comando do maestro Rubinho Maia.
A Filarmônica recebe total apoio da gestão Genilson Maia (prefeito), vice Isaac Alexandre, através da secretaria municipal de Educação, Cultura e Lazer. Inclusive, a Prefeitura de São Fernando, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer, promoveu recentemente um evento especial para a entrega de novos instrumentos musicais à Filarmônica José Gervásio Alves. A entrega ocorreu no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença do Prefeito Genilson Maia, do Secretário de Educação, João Bosco da Silva e do presidente da Câmara, Misael Bruno.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de São Fernando, os recursos para a compra dos instrumentos musicais são frutos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Benes Leocádio, evidenciando a colaboração entre os níveis de governo para fortalecer a cultura local.
O Prefeito Genilson Maia expressou sua satisfação em contribuir para o fortalecimento da cultura musical local. Em seu discurso, destacou a importância da Filarmônica José Gervásio Alves não apenas como um patrimônio cultural, mas também como uma fonte de impulso para diversos ex-participantes que seguiram carreiras no cenário musical.
“Esta filarmônica não apenas enriquece nossa herança cultural, mas também serve como uma escola prática para muitos talentos locais. Muitos dos participantes passaram por aqui e seguiram em frente para se destacarem no cenário musical”, enfatizou o prefeito Genilson.
Saiba mais sobre a Filarmônica José Gervásio Alves
A Filarmônica José Gervásio Alves foi criada no início do ano de 2006, onde era um sonho para a comunidade sãofernandense, que teve a ideia encampada e desenvolvida pelo ex-prefeito Paulo Emídio de Medeiros (in memoriam) e pelo então presidente da Associação de Difusão Comunitária e, atual prefeito da cidade, Genilson Medeiros Maia.
Através do Programa de Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado, foi aprovado o projeto para a compra de 32 instrumentos musicais novos e a contratação do professor e maestro, Márcio Dantas de Medeiros, para que fosse iniciado o curso de iniciação musical e a formação da Filarmônica.
A culminância desse projeto se deu no dia 26 de novembro de 2006, por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, quando a Filarmônica fez a sua estreia ao som de Dobrados clássicos da região e do Brasil, e de hinos religiosos.
Desde então, a Filarmônica sempre contou com o apoio total e irrestrito da Prefeitura Municipal de São Fernando, através da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer do Município e da comunicação local, se fazendo presente nos principais eventos cívicos e sociais do município e de municípios vizinhos, procurando inserir jovens e crianças no mundo da música e dando oportunidades para que os mesmos se aperfeiçoem e busquem a aptidão necessária para ingressar no mercado de trabalho.
As atividades realizadas vêm dando muitos frutos e orgulho para toda comunidade sãofernandense com vários músicos da terra capacitados em cursos de graduação e técnicos e, inclusive, desempenhando o papel de regentes da própria Banda Filarmônica. Casos de Raimundo Raniery, que sucedeu o maestro Márcio Dantas de 2015 até o início de 2016, e o atual professor, Rubens Maia, que desde então vem assumindo o cargo de regência da filarmônica, pondo em prática o estilo e som da música popular brasileira e internacional.
Pelo total apoio e contribuição dada ao longo do tempo, a professora Maria da Guia de Medeiros recebeu o reconhecimento por parte dos alunos, sendo aclamada como a madrinha da filarmônica José Gervásio Alves.