O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) inaugurou o Centro de Pesquisa Clínica. A cerimônia aconteceu neste segunda-feira (4) e contou com as participações do vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda; da representante da Presidência da Ebserh, Cristiane Carvalho; e da superintendente do Huol, Eliane Pereira da Silva.
O espaço foi idealizado com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas clínicas, ofertando a geração de conhecimento e configurando campo de prática em pesquisa para estudantes de diversas áreas. Nesse sentido, o vice-reitor Henio Miranda destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da unidade com a promoção da pesquisa ética, de qualidade e com sustentabilidade. “Esse é o tipo de ação que comprova, de forma prática, o compromisso do Huol com a melhoria da qualidade da formação dos nossos estudantes e da assistência em saúde à sociedade”, afirmou o gestor.
“Isso aqui é simbólico”, disse a representante da Presidência da Ebserh, Cristiane Carvalho, ao salientar a retomada do protagonismo do Huol no campo da pesquisa clínica. Para a gestora, o Centro confirma o esforço da Rede-Ebserh com o ensino, a pesquisa e a inovação, além de propiciar autonomia ao hospital para produzir e gerir conhecimentos oriundos do próprio local.
A superintendente do Huol, Eliane da Silva, avaliou que o novo espaço demonstra o compromisso da gestão assumido com três importantes aspectos, que são a assistência, o ensino e a pesquisa. “Inaugurando o Centro, vamos somar e estimular alunos e profissionais para crescer em conhecimento e em ciência”, disse ao salientar o papel formador da unidade hospitalar. Na mesma perspectiva, o gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto Almeida, resumiu a inauguração como um dia marcante para a comunidade do hospital, visto que o Centro vai trazer resultados da pesquisa clínica que podem revolucionar o ensino e pesquisa no estado.
Centro
Localizado no 2º subsolo do prédio ambulatorial do Huol, o Centro de Pesquisa Clínica conta com consultórios, sala de infusão e procedimentos, sala de monitoria, arquivo e laboratório de análises. Há ainda sala de utilidades e de processamento de amostras, recepção, coordenação, farmácia e sala de refrigeração, totalizando uma área equivalente a 277,85 m².