O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou da cerimônia de sanção do Programa Emergencial de Vacinação contra a Covid-19 para os Profissionais da Educação da Rede Pública e Privada. O documento inclui os trabalhadores do ensino superior e foi assinado pelo vice-governador do Estado, Antenor Roberto.
O reitor da UFRN e presidente do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN, Daniel Diniz, ressaltou a importância social da vacinação dos profissionais da educação. O professor lembrou ainda que as instituições públicas de ensino superior vêm realizando suas atividades por meio do ensino remoto emergencial, em virtude da pandemia da covid-19. “A vacinação é imprescindível para qualquer planejamento de retorno presencial gradual”, avalia o reitor.
Para o vice-governador do RN, Antenor Roberto, a vacinação da educação sempre esteve no centro das preocupações da gestão estadual. Nessa perspectiva, o governo manteve diálogo constante com o Ministério da Saúde para sensibilizar sobre a relevância da inclusão dos trabalhadores da educação na vacinação.
O deputado estadual, Francisco do PT, foi o autor da proposta de lei sancionada, que inclui os profissionais da educação na primeira fase do plano emergencial de imunização. Nessa perspectiva, o parlamentar explicou que a proposição ocorreu para garantir condições de biossegurança para o retorno presencial.
O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN decidiu, no dia 18 de maio, pelo envio de ofício ao Governo do RN solicitando a inclusão da comunidade universitária no calendário de vacinação contra a covid-19. Os profissionais da educação foram incluídos no grupo prioritário do plano de imunização no dia 27 de maio. No Rio Grande do Norte, o início da vacinação acontecerá a partir da próxima remessa de doses, seguindo a seguinte ordem de prioridade: creche; pré-escola; ensino fundamental; ensino médio; educação de jovens e adultos; e ensino superior.