A fim de realizar um debate multiprofissional e interdisciplinar acerca da saúde planetária, acontece, na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), a 8ª edição do evento (Sem) Desastres.
Resultado de um parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Sobre Desastres (Nuped/UFRN), a ação será realizada no período de 20 a 24 de novembro, em formato híbrido. Para os que desejam participar, as inscrições são realizadas neste site.
Em sua oitava edição, o evento discutirá a temática Saúde planetária no contexto do Semiárido: uma abordagem interdisciplinar na perspectiva da redução de riscos de desastres. A ação convida a comunidade interna e externa que esteja interessada em debater a temática na região do Semiárido, para que, por meio da interação entre os atores sociais envolvidos durante a ação, posteriormente possam ser realizadas ações locais.
Miriam Brandão, professora da Escola Multicampi e membro do Nuped, explica que a saúde planetária é um novo esforço para tratar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta. De acordo com a docente, o assunto é pensado sob uma ótica cada vez mais integrativa, transdisciplinar e global. “Os problemas da crise planetária estão cada vez mais intensos e frequentes, transpassam fronteiras geopolíticas e delimitações acadêmicas, além de afetarem a humanidade como um todo”, esclarece.