Com o objetivo de dialogar acerca de políticas e práticas para a inclusão no âmbito acadêmico, a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) promove um evento destinado ao público geral. A ação, intitulada 2º Encontro CPIA do Ceres, acontece nos dias 13 e 14 de novembro, nos auditórios da Instituição. Para os interessados em participar, as inscrições são realizadas pelo Sigaa.
No ano de 2019, foi regulamentada a atual Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN, por meio da qual foi criada a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA). Após isso, em cada campus foi desenvolvida uma CPIA com o objetivo de realizar um diagnóstico acerca das demandas relativas a inclusão e acessibilidade. As comissões visam, também, planejar e executar estratégias que ajudem a viabilizar o processo de inclusão no âmbito acadêmico.
O 2º Encontro CPIA do Ceres busca desenvolver um momento de discussão entre estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, além de familiares que se interessem pelo assunto. Para Francileide Vieira, professora do Ceres e presidente da CPIA, o momento é de grande importância para debater a temática. “A ação é um convite ao diálogo sobre inclusão e um desafio para que cada indivíduo assuma o compromisso pessoal e social de trabalhar para que todas as pessoas sejam, efetivamente, acolhidas e incluídas na Instituição”, ressalta a docente.
Realizado desde 2022, o Encontro da CPIA do Ceres é resultado de uma ação integrante do Plano de Ação da unidade acadêmica, que levou em consideração o desenvolvimento de um questionário enviado a toda a comunidade universitária. A professora Francileide explica que alguns aspectos que se evidenciaram nas respostas foram o desconhecimento sobre a existência da CPIA no âmbito do Ceres e a necessidade de formação na área da inclusão. Como resposta a essas necessidades, aconteceu o 1º Encontro da CPIA do Ceres, para promover momentos de formação e sensibilização com vistas à promoção do processo de inclusão de estudantes com necessidades específicas.
Por meio de atividades culturais de acolhimento e sensibilização, durante o 2º Encontro CPIA do Ceres, acontecerá uma mesa-redonda, que será conduzida por profissionais da Universidade que estão diretamente envolvidos com a política de inclusão da UFRN. A ação conta, além disso, com a realização de minicursos e um momento de diálogo entre os participantes. A programação completa pode ser acessada no Sigaa.