As cirurgias cardíacas de alta e média complexidade, que estavam suspensas desde meados de setembro, foram retomadas em Natal.
O anúncio da retomada dos procedimentos foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (7) pelo Secretário de Saúde de Natal, George Antunes. A Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO) confirmou a notícia na mnahã desta quarta-feira (8), indicando que os procedimentos estavam novamente em andamento.
Segundo informações, a fila de espera acumulava um total de 34 crianças, incluindo duas recém-nascidas, além de 181 pacientes adultos, incluindo idosos. A justificativa apresentada pelo secretário de saúde de Natal foi relacionada ao limite de gastos atingido e a uma dívida do governo estadual no valor de 70 milhões de reais.
De acordo com o município, as expectativas é de que os valores relativos à farmácia básica sejam quitados nas próximas semanas, mas questões relacionadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Programa de Pactuação Integrada (PPI) também estão em discussão. De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Leidiane Fernandes, os valores são débitos antigos do município que estão em atraso e convidou a Secretaria de Saúde de Natal para negociar.
Ainda de acordo com a SESAP, uma reunião entre os hospitais responsáveis pela realização dos procedimentos deve ocorrer em breve, visando definir a regulamentação das cirurgias e estabelecer uma ordem de prioridades para atender os pacientes que aguardam pelo restabelecimento de seus tratamentos cardíacos.