A abertura do XXXIV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT 2023) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizada na tarde desta segunda-feira, 6, pelo reitor em exercício Henio Ferreira de Miranda, no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado na Reitoria. Na cerimônia, houve ainda o 5º Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN, que evidencia investigadores das Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
O reitor em exercício, Henio Miranda, ressaltou a maturidade do evento, que é realizado há mais de três décadas, com o objetivo de destacar as principais ações inseridas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. “Hoje, estamos aqui com estudantes que estão iniciando suas carreiras na pesquisa científico-tecnológica. Então, posso dizer que a nossa esperança por um mundo melhor está aqui”, o gestor parabenizou, também, os trabalhos realizados pelos discentes.
A pró-reitora de Pesquisa, Silvana Zucolotto, destacou a importância do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, o qual permite que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e o método científico, sob orientação de um docente. Na mesma perspectiva, a pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora do evento, Olivia Medeiros, abordou sobre a relevância do Programa para as pesquisas do país. A docente incentivou os estudantes a seguirem seus estudos, sob o tripé da curiosidade, tempo de trabalho e imaginação.
Na solenidade, aconteceu ainda o 5º Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN, que é concedido anualmente, com a finalidade de reconhecer o trabalho dos pesquisadores da instituição que tenham apresentado relevantes contribuições para o desenvolvimento da ciência. Na área de Ciências da Vida, o vencedor foi o professor Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa; nas Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, foi o professor Kássio Michell Gomes de Lima; e nas Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, o professor Luiz Augusto Machado Mendes Filho foi homenageado.
O evento segue até 10 de novembro com uma mostra de trabalhos e vídeos de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de apresentações de trabalhos. Confira o site do evento.