A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na sexta-feira, 20, a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que conheceu as novas instalações da unidade, em Caicó. O prédio, previsto para inauguração no em 2024, dará suporte ao curso de Medicina e aos programas de pós-graduação da EMCM.
Na ocasião, a ministra foi recebida pelo diretor da EMCM, George Dantas de Azevedo, e pelo pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, que apresentaram alguns resultados da Escola, como o conceito máximo do curso de Medicina na primeira avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O momento também foi acompanhado pela comunidade universitária, entre estudantes e servidores, que falaram à ministra sobre a importância da EMCM e o seu papel na região do Seridó. Para o diretor da unidade, George Azevedo, a visita da ministra da Saúde reconhece o trabalho realizado na Escola, que é considerada uma das experiências mais exitosas do Programa Mais Médicos no Brasil.
“A EMCM foi criada com a proposta de ofertar o curso de Medicina e nós entregamos muito mais que isso, formando profissionais que ficam na região e ofertando programas de residência e mestrado. De fato, a visita é um reconhecimento e um momento para reafirmar o nosso potencial de crescimento”, destacou.
Nísia Trindade também participou da inauguração da Policlínica do Seridó, a primeira no modelo regional no Estado, onde haverá atuação dos residentes da Escola Multicampi. A ministra ressaltou a importância da integração com a Universidade, onde existe educação médica de qualidade e comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS).
A visita à EMCM contou, ainda, com a presença da governadora Fátima Bezerra, da secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, de parlamentares e prefeitos de municípios da região, que reforçaram a importância da unidade para a assistência em saúde do Seridó potiguar.