A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, avança nas obras de melhoria da segurança viária na cidade. Foram retomadas as obras de abertura de canteiro para as faixas de pedestres existentes e novas travessias com rampas de acessibilidade – no trecho entre a Integração até o complexo Arena das Dunas, que também está ganhando ciclovia.
De acordo com o diretor de Engenharia de Trânsito da STTU, o arquiteto Carlos Milhor, “o entorno da Arena faz parte deste processo de dar condições de mobilidade aos pedestres e também à quem usa a bicicleta”.
Ainda segundo Milhor, “a execução dos projetos da Copa no Brasil foi marcada por diversas obras para auxiliar a mobilidade urbana, mas infelizmente a maioria delas não contemplou pedestres e ciclistas, ou seja, os modais ativos. Isso é facilmente verificado no entorno da Arena das Dunas. Esse projeto portanto ratifica um erro de dez anos atrás (2013-2023) onde não havia possibilidade de travessia segura no entorno do Arena.”
O projeto nasceu depois de um estudo sobre os deslocamentos de pedestres e ciclistas na região, onde percebeu-se a necessidade de realizar ajustes na sinalização para atender as demandas reais de deslocamento.
As passarelas no entorno também não atenderam todos os movimentos de pedestres e ciclistas que usam as vias de acesso à Arena e adjacências. Daí, a necessidade de melhor sinalizar os trechos onde eles estão circulando, de fato.
Para isso, a STTU está implantando faixas elevadas de pedestres e sinalização de velocidade na região em 50 km/h na região. Um dos trechos contemplados fica na altura da Escola Régulo Tinôco e atende as pessoas que se deslocam tanto para a Arena como a Prudente de Morais.
Para quem se desloca no sentido Centro/Candelária foi implantada uma faixa de pedestre elevada na esquina da Lima e Silva para acessar o outro lado da via, passando embaixo do viaduto. Já para quem entra na cidade e se desloca pela BR 101 Sul e acessa o complexo do 4o Centenário encontrará faixa de travessia mais sinalização de velocidade em 50 km/h na altura do túnel da Lima e Silva.
A obra envolverá ainda uma série de outras melhorias do passeio (calçadas), ciclovias e acertos geométricos na via. Também será alterado o acesso de quem vem de Candelária e vai à direita em sentido da BR 101. O trecho contará com um acesso, reduzindo assim as interseções, os conflitos e melhorando a segurança e o fluxo. Ainda neste trecho, o pedestre e o ciclista contarão com uma calçada compartilhada.
Um detalhe sobre as faixas elevadas de pedestres é que elas são alinhadas à altura das calçadas e funcionam como uma extensão delas. Não é à toa que elas se assemelham a lombadas por oferecerem, além da sinalização, um fator físico para redução de velocidade. Assim elas oferecem mais segurança para quem necessita fazer a travessia da via.
“O projeto contempla palavras chaves da mobilidade hoje como segurança viária, redução da velocidade, visão zero de acidentes com mortes no trânsito e está dentro do programa Movimento Pela Vida”, conclui Carlos Milhor.
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