Seminário do Ceres celebra 50 anos da unidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, até 19 de outubro, o XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ceres (SEPE), que neste ano comemora os 50 anos do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres). A cerimônia de abertura do evento aconteceu na segunda-feira, 16, em Caicó, e contou com a apresentação da logomarca comemorativa e do novo vídeo institucional do CERES, produzido em homenagem ao cinquentenário. O momento reuniu a comunidade universitária, entre docentes, estudantes e servidores, que cantaram os parabéns para o centro acadêmico mais antigo da UFRN no interior potiguar.

O reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, destacou a relevância da unidade para a interiorização da educação superior. “Sentimos satisfação e orgulho quando enxergamos as relevantes contribuições do Ceres para o Seridó potiguar, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão aqui desempenhadas. Essa construção está alicerçada na inclusão e na igualdade, fatores que impulsionam o crescimento com qualidade”, afirmou Henio Miranda, ao reforçar o papel do Ceres no desenvolvimento regional.

Para o coordenador do SEPE, Ronny Diógenes de Menezes, o Ceres tem sido um espaço de formação de amizades, emancipação e liberdade de pensamentos e ideias. “Este evento é uma pequena parte de tudo que este centro fez no Seridó potiguar. Juntos, faremos com que o Ceres continue sendo um expoente”, finalizou. O diretor do Ceres, Diego Salomão, expressou palavras de agradecimento a todas as pessoas envolvidas na realização do seminário e aos que constroem a história da unidade.

A solenidade, que também contou com a presença de representantes do município de Caicó e de gestores da UFRN, foi seguida pela conferência de abertura do SEPE, que abordou o tema Caminhos da interiorização e democratização do ensino superior no Seridó: 50 anos de ensino, diversidade e multiculturalidade. Na ocasião, as professoras Edneide Pinheiro Galvão e Sandra Kelly de Araújo apresentaram a história de 50 anos do Ceres na promoção do ensino superior na região.

Sobre o XI SEPE

O XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ceres conta com palestras, mesas-redondas e debates relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, com o objetivo de discutir as contribuições do Ceres ao longo dos seus 50 anos de existência. Para tanto, o evento reúne docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Mais informações estão disponíveis no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *