Os potiguares que estavam em Israel desembarcaram no Rio Grande do Norte nessa quinta-feira (12). Aliaviados com a volta para casa, eles falaram sobre os momentos de tensão e aflição que viveram nos últimos dias durante o conflito armado entre o país e o grupo terrorista Hamas.
A nutricionista Lilian Lins falou sobre os dias de angústia. “O medo dorme e acorda com a gente. A gente tem que dormir preparada para a guerra. Tem que dormir de roupa, de passaporte no bolso, de bolsa na mão. A qualquer momento, quando a sirene toca, a gente tem que correr. A incerteza é o que mais traz medo”, afirmou.
O saguão do Aerporto Internacional Aluízio Alves ficou repleto de pessoas que aguardavam seus parentes. Dona Lúcia Bessa, aposentada, esperava pelo filho e pela nora. “Eles ficaram no hotel. Teve toda segurança lá. Ele sempre dizia: ‘mainha, não se preocupe, está tudo bem. Estou ouvindo as bombas’ e mostrava algo. Sempre muito confiantes em Deus”, contou.
Ao encontrar com o filho, o abraço foi emocionado. Ele comentou sobre o retorno para casa. “Não é à toa que estou tão emocionado. Estou com minha família. É uma sensação ímpar. Essa proteção que Deus nos deus nos dá força para continuar vivendo e tendo fé cada vez mais”, disse o médico Rodrigo Bessa.
O padre Francisco Fernandes, que era o guia espiritual do grupo em Israel, agradeceu as orações pela proteção do grupo. “Que o bom Deus abençoe a todas as pessoas que de bom coração estiveram oferecendo preces por nós. Isso faz com que nos sintamos muito irmãos, muito apoiados, muito sustentados. Foi justamente isso qu enos encorajou ao longo desse tempo”, falou.
“A única certeza que nós temos é que o grupo vai voltar para Israel. O país é muito seguro. Ele tem a vulnerabilidade de entrar em uma guerra, mas é um dos países mais seguros do mundo”, garantiu o empresário Abdon Gosson.
Além dos 13 potiguares que chegaram ao RN nessa quinta-feira (12), o grupo eram composto por outras 12 pessoas, que decidiram deixar o país ainda na segunda-feira (09) por conta própria. Segundo a Arituba Turismo, dez seguiram para Madri enquanto outros dois foram para Barcelona. Ambas as cidades ficam na Espanha.