O Exército de Israel emitiu um aviso nesta quinta-feira, 12, ordenando que os moradores do norte da Faixa de Gaza se desloquem para o sul da região em até 24 horas.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o porta-voz do exército afirmou que a “evacuação é para a própria segurança” dos habitantes e recomendou que as pessoas só voltem quando o governo israelense permitir.
A expectativa é de que Israel faça um ataque por terra em Gaza. Inclusive, os israelenses disseram que, nos próximos dias, as operações em Gaza serão “significativas”, estendendo o pedido para que moradores não se aproximem ou tentem ultrapassar a fronteira.
Antes do novo pronunciamento do Exército de Israel, a ONU (Organização das Nações Unidas) já havia antecipado a ordem feita a aproximadamente 1,1 milhão de palestinos. Contudo, o exército disse que o alerta é para apenas a Cidade de Gaza, que têm cerca de 677 mil habitantes.
As 24 horas serão completadas às 18 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira, 13. Em comunicado, o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, alertou ser impossível que uma evacuação desse porte ocorra sem consequências humanitárias devastadora.
O representante ainda apelou veementemente para que qualquer ordem desse tipo por parte de Israel, se confirmada, seja revogada, evitando que poderia, segundo ele, “transformar o que já uma tragédia em uma situação calamitosa”.