UFRN é destaque nos Jogos Universitários do Rio Grande do Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ocupou lugar de destaque nos Jogos Universitários do Rio Grande do Norte (Jurns), evento organizado pela Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU). Ao todo, 95 atletas da Instituição foram classificados durante as etapas dos campeonatos, garantindo a participação nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que serão realizados no mês de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Os Jurns aconteceram no período de 4 a 7 e de 10 a 12 de agosto, em Natal, e tiveram a participação de 147 atletas da UFRN. Os jogos foram realizados nos espaços da UFRN, no Complexo de Ensino Noílde Ramalho, além do Aeroclube de Natal, e contaram com as modalidades de basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, xadrez, breakingcheerleading, karatê e tênis de mesa.

Para o gestor desportivo do Complexo de Esportes e Eventos (Coespe/UFRN), Alexandre Bulhões Correia, mais uma vez a UFRN mantém sua posição de melhor Universidade do Rio Grande do Norte no esporte universitário, conquistando várias vagas para os Jubs. “O resultado é fruto da dedicação dos atletas e do apoio da Instituição com sua consolidada política de esportes”, pontua.

Os atletas classificados em várias modalidades representarão a UFRN nos Jubs deste ano. Entre eles estão as 12 atletas da equipe de basquete feminino, as 13 do futsal feminino, as 16 do grupo de handebol feminino, as 15 atletas de vôlei feminino e os 15 alunos que compõem a equipe de vôlei masculino.

Na modalidade breaking feminino, classificaram-se as estudantes Maria Eduarda da Silva e Vaniele Marcolino, já na modalidade breaking masculino, o aluno Jean Firmino foi classificado. Na disputa do clash royale masculino, o estudante Fábio Luiz Neto conseguiu vaga para os Jubs. No judô feminino, as atletas Sarah Emilly Marques, Mayara Jagger Rego, Thalya Fernandes e Rafaelly Fanny dos Santos e no judô masculino, Josuel dos Santos e Glaucio Samir Ribeiro conquistaram o direito de participar dos jogos universitários nacionais. Já.

No karatê feminino as alunas Vida Maria Saraiva e Ana Paula Campos, e,  no masculino, cinco alunos conquistaram as vagas para os Jubs: Alan César Rebouças, Thobias Dantas, Iago Medeiros da Silva, Felipe Cavalcanti e Pedro Lucas de Souza. No tênis de mesa masculino, o atleta José Vitor Mariano obteve a classificação.

Na modalidade wrestling feminino, Hogla Geovanna conseguiu uma vaga, e no wrestling masculino foi classificado o aluno Vitor Gabriel Alves. Nas disputas do xadrez feminino, as atletas Maria Ruthiane Basílio e Raíssa Priscila Crispim, e no xadrez masculino, os estudantes Davi Alves e Igor Fernandes, garantiram a participação nos Jubs.

Campeã na modalidade de futsal feminino, a estudante do quarto período do curso de Fisioterapia da UFRN Amanda Silva comenta que essa é a sua terceira participação. “Fazer parte dos Jurns é uma experiência incrível, principalmente com toda dificuldade durante o ano em organizar os treinos e as obrigações acadêmicas”, salienta. A discente afirma, ainda, que as expectativas para os Jogos Universitários Brasileiros são as melhores. “Vamos trabalhar para ter melhor um aproveitamento em comparação a 2022. Jogar nos Jubs é sempre uma grande alegria”, ressalta Amanda.

Já Ana Paula Campos, estudante do décimo período do curso de Enfermagem da UFRN, esclarece que esse é o seu quarto ano em que participa dos Jurns. A discente competiu na modalidade karatê e foi classificada nos campeonatos de Kata e Kumite. Para ela, é entusiasmante representar a UFRN nos Jubs e isso é resultado de muita força de vontade em conciliar os treinos com a rotina universitária. “As expectativas para os Jubs são sempre as melhores. Espero trazer resultados positivos e levar o nome da UFRN para o primeiro lugar no pódio”, comenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *