Unidades prisionais recebem pórticos detectores de metais

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), iniciou a instalação de novos pórticos detectores de metais em todas os estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Norte. Em breve, o Sistema Penitenciário também será contemplado com novos scanners de Raios-x, tipo esteira, para detecção de materiais. O investimento total é de R$ 1,3 milhão, em mais uma ação de modernização e aparelhamento da Polícia Penal.

Os equipamentos são importantes para manter a rotina e os procedimentos de segurança nos estabelecimentos, sobretudo, tendo em vista as demandas das assistências previstas na Lei de Execuções Penais (LEP).

Os 20 novos pórticos serão instalados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, Penitenciária Estadual de Parnamirim, Cadeia Pública de Natal, Complexo Penal João Chaves, Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento, Central de Recebimento e Triagem, Centro de Detenção Provisória Feminino, Cadeia Pública Dinorá Simas, Cadeia Pública de Mossoró, Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, Complexo Penitenciário Regional de Pau dos Ferros, Cadeia Pública de Caraúbas, Cadeia Pública de Apodi, Penitenciária Estadual do Seridó e Cadeia Pública de Nova Cruz.

O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, explicou que a ação faz parte da reestruturação da Polícia Penal. Estão previstos R$ 26 milhões para a aquisição de câmeras corporais, esteiras de raios-x, pórticos, aquisição e manutenção de bodyscans, laboratórios de educação e trabalho, projetos de leitura e esporte, reaparelhamento das unidades de saúde, aquisição de insumos para oficinas de costura, chinelos e blocos de concreto, além de construção de uma unidade prisional e a contratação do serviço de monitoramento eletrônico.

Já os scanners para inspeção de materiais serão instalados em sete unidades prisionais. Os equipamentos vão garantir a segurança e intensificar a fiscalização nas entradas principais, coibindo a incursão de objetos que possam trazer riscos a integridades dos policiais penais, servidores e visitantes.

Esses equipamentos são semelhantes aos utilizados na fiscalização de bagagens nos embarques dos aeroportos.  São aparelhos robustos para aguentar o ritmo de inspeções diárias, além de possuir sistema computacional de alta tecnologia e sistema de exibição de imagens de alta resolução.

ONDE SERÃO INSTALADOS OS DETECTORES DE METAIS
Penitenciária Estadual de Alcaçuz
Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga
Penitenciária Estadual de Parnamirim
Cadeia Pública de Natal
Complexo Penal João Chaves
Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento
Central de Recebimento e Triagem
Centro de Detenção Provisória Feminino
Cadeia Pública Dinorá Simas
Cadeia Pública de Mossoró
Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio
Complexo Penitenciário Regional de Pau dos Ferros
Cadeia Pública de Caraúbas
Cadeia Pública de Apodi
Penitenciária Estadual do Seridó
Cadeia Pública de Nova Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *