O Ministério da Saúde confirmou o recebimento da notificação de um caso da variante EG.5 da covid-19, uma mutação da Ômicron. Trata-se de uma paciente do Estado de São Paulo, do sexo feminino, com 71 anos de idade. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo.
A pasta informou ainda que monitora e avalia permanentemente as evidências científicas mais atuais e o cenário epidemiológico da covid-19. O ministério disse estar atento às informações sobre novas subvariantes e mantém contato permanente com a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, e a OMS, Organização Mundial da Saúde, sobre o cenário internacional.
A recomendação da pasta para todas as pessoas é de que a vacinação é a principal medida de combate à covid-19 e ela se torna cada vez mais importante com a atualização das doses de reforço para prevenção da doença.