SESI Escola Mossoró tem projeto para estimular interesse pela arte e cidadania

A turma do 9º ano da SESI Escola Mossoró elaborou uma amostra para expressar a importância de diversas manifestações artísticas como o rap, danças urbanas, literatura periférica, lambe-lambes, relacionadas com a cidadania e direito das minorias. Durante a atividade, o professor Airton Baracho distribuiu os alunos em três grupos para coordenar a dinâmica de debates, e planejamento do projeto no qual os estudantes buscaram reconhecer músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

O professor explica que foram “discutidas e analisadas as causas da violência contra populações marginalizadas — negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres — com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas“.

Além disso, os alunos foram motivados a “identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo”.

O educador aponta que os projetos escolares envolvem expressões artísticas urbanas para abordar direitos e cidadania e trazem benefícios significativos. “Isso engaja os alunos devido à relevância cultural, promove a criatividade e a expressão, aumenta a conscientização sobre questões sociais, incentiva o ativismo, estimula o aprendizado interdisciplinar, desenvolve habilidades críticas, valoriza a diversidade, e promove empatia”, destaca Baracho. Para ele, a iniciativa também “capacita os alunos a compreender, refletir e agir sobre questões sociais de maneira criativa e informada”.

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