Os poderes legislativos dos municípios de São José do Seridó e Cruzeta realizaram uma sessão itinerante com os moradores da comunidade rural Badaruco para discutir a situação territorial dessa localidade e buscar soluções. O principal objetivo da sessão foi definir a qual dos dois municípios a comunidade Badaruco deverá pertencer.
O vereador proponente da iniciativa, Francisco Sales de Medeiros Neto (conhecido como Menininho de Chico Gago), destacou que a intenção era tomar uma decisão entre as cidades mencionadas para melhor atender às necessidades da população residente na área.
Durante a reunião, estiveram presentes os prefeitos Jackson Dantas e Joaquim de Medeirinhos, de São José do Seridó e Cruzeta, respectivamente. Ambos se comprometeram a trabalhar conjuntamente para encontrar soluções apropriadas, garantindo que os serviços essenciais, como coleta de lixo, atendimento médico, segurança e saúde, sejam adequadamente destinados ao município escolhido, evitando implicações judiciais decorrentes de gestão em jurisdição inadequada.
Os gestores se uniram para elaborar um acordo que atenda às demandas da comunidade até que uma decisão final seja alcançada. Ficou acordado que as câmaras municipais das duas cidades serão as responsáveis por dar início ao processo de transferência territorial da comunidade Badaruco de Cruzeta para São José do Seridó.
Além disso, foi acertado que um plebiscito será realizado para permitir que a comunidade Badaruco decida em qual jurisdição deseja permanecer. O prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinhos, expressou seu apoio à inclusão da comunidade na jurisdição de São José. Enquanto a definição não ocorre, ambas as gestões se comprometeram a colaborar para suprir as necessidades da comunidade.
A comunidade Badaruco está localizada a 4 quilômetros de São José do Seridó e a 6 quilômetros de Cruzeta.
Participaram da reunião vereadores de São José e Cruzeta, assim como os prefeitos Jackson Dantas e Joaquim de Medeirinhos, além de assessores municipais de São José do Seridó e membros da comunidade local. A reunião teve lugar na capela de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da região.