O projeto cultural Aldo Parisot, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), realizou uma apresentação na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, durante a visita do reitor José Daniel Diniz Melo ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres-UFRN). A iniciativa tem o objetivo de levar música clássica para o interior do Rio Grande do Norte.
Nas aulas, ministradas pela professora Marina Barnabé, são promovidas habilidades instrumentais em violino, viola e violoncelo, para meninas residentes na região do Seridó Potiguar. Atualmente, a turma tem cerca de 20 alunas, entre elas Raissa Manuele, de 14 anos, que estuda violino por gostar do som do instrumento. “Ele [violino] também me ajuda muito a desenvolver a criatividade e meus sentimentos”, explica.
A iniciativa é coordenada pelo professor da EMUFRN, Fábio Presgrave, e se insere no 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por contribuir com o fim da discriminação por gênero em todos os lugares até 2030. Nesse sentido, o reitor Daniel Diniz incentivou as estudantes a seguirem nos estudos da música, bem como em seus objetivos em outras áreas acadêmicas, dizendo que todas elas são capazes de aprender o que quiserem, se houver comprometimento e dedicação.
Projeto
Como ferramenta formadora de músicos no RN, o Projeto Aldo Parisot busca trabalhar aspectos de cidadania e igualdade de gênero, assim como colaborar para a formação de novas lideranças locais e regionais. Além disso, participantes terão formação e experiências ligadas ao empreendedorismo, formatação de projetos na UFRN e parcerias internacionais.