As inscrições para o 1º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil, da Fiocruz, foram prorrogadas até o dia 25 de agosto. O concurso vai selecionar textos de estudantes brasileiros para compor um livro sobre a importância da vacinação. Estudantes de 13 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares de todo o país, podem se inscrever.
Os candidatos devem escrever um texto sobre o tema “O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro”.
Juliana Krapp, coordenadora da Portinho Livre, plataforma de livros infantojuvenis em acesso aberto da Fiocruz, afirma que além do cuidado com o coletivo, a iniciativa quer também estimular a cidadania.
Krapp também destaca a importância de ações como essa no combate a desinformação.
Os textos serão avaliados por uma banca formada por profissionais da Fiocruz. Os 30 melhores trabalhos estarão em um livro, a ser publicado pela Portinho Livre. O estudante eleito como o melhor trabalho será convidado a participar do lançamento do livro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, no Rio de Janeiro.
A primeira edição do Concurso celebra o cinquentenário do Programa Nacional de Imunizações, criado para garantir à população do país acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.
As informações sobre o concurso estão em fiocruz.br