Fátima Bezerra reverencia Senhora Sant’Ana de Caicó e participa da 38ª Famuse

No clima de fé, devoção e alegria que toma conta da cidade Caicó e toda a região Seridó, onde o Hino à Senhora Sant’Ana é entoado de forma harmoniosa por todos os lados, a governadora Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (26/07) da abertura oficial dos festejos à Sant’Ana, a padroeira do município, na tradicional Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE), em sua 38ª edição.

“Essa feira se insere no calendário dos eventos mais tradicionais, não só do Seridó, mas do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à riqueza do artesanato. Ela está cada vez mais pujante pelo o que expressa: o talento e a diversidade dos nossos artesãos”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

De acordo com a governadora, a Famuse é importante para Caicó e todo o Rio Grande do Norte e o Governo do Estado está presente no evento. “O Governo do Estado, como sempre, chega junto à Prefeitura, ao Sebrae e demais instituições, para que possamos tornar a Famuse, cada vez mais, um espaço de valorização do artesão e, ao mesmo tempo, instrumento para impulsionar, estimular, fomentar o artesanato do nosso Estado”.

FAMUSE

A Famuse, além de reverenciar a Santa Padroeira no lado religioso é  um espaço de atividade socioeconômica, onde a pulsante atividade artesanal local e gastronomia atrai seridoenses e turistas de todas as partes do RN e do Brasil.

O Governo, por meio do Proarte – Programa de Apoio ao Artesanato do Rio Grande do Norte da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), investe na Famuse. “Investimos para que mais artesãos tenham garantido espaço para apresentar seu trabalho, para alcançar tudo aquilo que desejamos, que é estimular os negócios, gerar oportunidades, fortalecer a economia.”

Na Praça Eduardo Gurgel, Largo do Santuário do Rosário, no Centro de Caicó, a Famuse reúne artesãos da região. O Governo do estado adquiriu 16 estandes, um investimento somente na Feira, de R$ 25 mil. Os artesãos e artesãs foram selecionados pela SETHAS por meio do Proarte e Casa do Artesão do Seridó, um espaço do Governo do Estado que reúne profissionais da região no município de Caicó.

Este ano, o Governo garantiu 16 vagas, dez para artesãos e artesãs e 06 para organizações do segmento (Associação Artesanal, Caicó Mostra Caicó, Casa das Bordadeiras, Associação de Mãos de Jardim de Piranhas, Associação de artesãos de Santa Cruz, Federação de Artesãos Norte Riograndense e também a Fundase).

O secretário-adjunto da SETHAS, Adriano Gomes, que acompanhou a governadora Fátima Bezerra na Famuse e festejos a Sant’Ana, ele disse que o Governo do Estado, por meio da SETHAS, apoia a 38ª Famuse que privilegia o artesanato local, conhecido, principalmente, por seu bordado e rendas.

A artesanato do Seridó, destacou Adriano Gomes, é importante para a economia do RN, com potencial reconhecido pelo Governo do Estado que investe por meio do Proarte, em capacitação e apoio técnico aos artesãos, e também com a Casa do Artesão do Seridó, que tem papel fundamental para o mapa econômico do Estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *