Sertões em Cena traz, a partir de segunda-feira 24, sete espetáculos gratuitos para o Centro Cultural Adjuto Dias, de Caicó. Os ingressos são retirados na bilheteria do Centro Cultural, uma hora antes de cada apresentação.
Sertões em Cena é um intercâmbio entre a Associação Cultural Trapiá, de Caicó, e a Matakiterani Associação Cultural, de Lages, em Santa Catarina.
O projeto contempla uma mostra do trabalho destas companhias de teatro e os espetáculos acontecem de 24 a 28 de julho: “Chico Jararaca”, da Trapiá Cia Teatral de Caicó, será dia 24, às 20h. No dia 25 tem “A dança do Urubu e o Mimizinho Curadô”, da Cia Matakiterani, de Santa Catarina, às 17h, e “Condenadxs”, da Trapiá Cia Teatral, às 20h. Na quarta-feira, dia 26, tem “As Pelejas de Baltazar” da Trapiá Cia Teatral, às 17h e “Encantados” da Cia Matakiterani, às 20h. Na noite do dia 27, às 20h, será o novo espetáculo da Trapiá Cia Teatral “1877”, que lotou o Teatro Alberto Maranhão, em Natal, e no dia 28, será apresentado “Joaninos” da Cia Matakiterani, às 20h.
A Cia Matakiterani está em Caicó desde junho, vivenciando uma experiência com a Trapiá Cia Teatral, a partir de pesquisas das duas Companhias sobre os sertões em todas as suas dimensões – o sertão árido do Seridó e o sertão úmido do Planalto Catarinense.
Com isso, houve participação dos artistas de Santa Catarina nas ações da Associação Cultural Trapiá e a montagem do espetáculo “Joaninos”, com direção de Lourival Andrade e cenário de Custódio Jacinto, da Trapiá, e atuação de Morgana Oliveira e Marcos Cordioli da Matakiterani.
O projeto Sertões em Cena é financiado com recursos do Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. Tem o apoio da Fundação José Augusto, Governo do RN, Centro Cultural Adjuto Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES).