O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam), informa que foi prorrogado o prazo de inscrição para o 3º Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental do Rio Grande do Norte.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, até o dia 14 de julho, no site do Idema.
O adiamento do evento deu-se em razão de oferecer oportunidade para que mais municípios participem da atividade, desenvolvida com o objetivo de divulgar as experiências exitosas de gestão socioambiental realizadas nos municípios do Rio Grande do Norte, além de fomentar a replicação de boas práticas na área de gestão socioambiental potiguar.
Os interessados podem inscrever relatos de experiências exitosas ou projetos com o objetivo de solucionar problemáticas socioambientais, no âmbito do RN. O recorte territorial deverá delimitar e especificar, obrigatoriamente, se os relatos ou projeto ocorrem na zona urbana ou rural, em um ou em vários municípios do estado. Também, podem concorrer iniciativas que estejam em andamento ou tenham sido concluídas. Mais informações no edital disponibilizado no site do Idema.
De acordo com a supervisora do Nagam, Hortência Carvalho, a cada ano o Concurso se consolida e fortalece o seu objetivo. “Estamos estendendo o prazo para que mais municípios possam participar. O Concurso visa expandir e divulgar práticas ambientalmente sustentáveis em todo o estado. É mais uma maneira de fortalecer as estruturas de gestão e a responsabilidade ambiental coletiva”, destacou a gestora.
As categorias do Concurso são os Relatos de experiências exitosas ou projetos desenvolvidos exclusivamente pelo Poder Público Municipal; Relatos de experiências exitosas ou projetos desenvolvidos pelo Poder público municipal com a participação de Organização Não Governamental sem fins lucrativos e/ou Instituição de Ensino e Superior; Organização Não Governamental sem fins lucrativos; Organização Não Governamental sem fins lucrativos com a participação do Poder Público Municipal e ou Instituição de Ensino e Superior.
Os relatos de experiências exitosas e projetos devem ser inscritos em uma das seguintes áreas temáticas: Resíduos sólidos; Educação ambiental; Tecnologias aplicadas à gestão ambiental; Proteção da biodiversidade; Unidades de conservação; Agroecologia; Direito e legislação ambiental; Água potável e saneamento; Soluções para cidades sustentáveis; Recursos hídricos; Energias renováveis; Mudanças climáticas e Recuperação de áreas degradadas.
O resultado preliminar dos inscritos será divulgado no dia 19 de julho no site do Idema. Mais informações e o calendário atualizado acessar: idema.rn.gov.br.