O curso de extensão de Iniciação Artística (Ciart) da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) realiza o recital do semestre, com o tema Viajando Pelo Mundo. O evento é gratuito e acontece neste domingo, 2 de julho, no auditório Onofre Lopes, em duas sessões, às 15h e às 16h30. A ação marca o encerramento do Ciart em 2023.1.
A coordenadora do Ciart, a professora Carolina Gomes, explica que as apresentações mostram o que foi trabalhado ao longo do período. “As crianças escolheram a temática trem. Então, dissemos que esse trem podia passear por onde elas quisessem. As crianças escolheram alguns lugares, outros foram indicados por nós”, conta.
O recital é uma viagem pela música, pelos instrumentos, pela cultura de alguns países que os alunos escolheram conhecer. “São oito músicas que refletem tanto essa curiosidade de aprendizagem que as crianças tiveram quanto é um momento de elas se apresentarem para família e para o público em geral. Apresentar ou estar no palco é um momento muito relevante dentro da aprendizagem musical”, relata.
Doações
O evento está apoiando a campanha do Hospital Varela Santiago para arrecadação de fraldas pediátricas e geriátricas. “A gente propôs à comunidade que quem for assistir, caso deseje, pode levar fraldas que a gente vai levar para doação na semana seguinte, como uma forma de tentar auxiliar nessa arrecadação do hospital, que tem um serviço muito bacana prestado há anos no nosso estado”, afirma a professora Carolina Gomes.
CIART
O Ciart visa favorecer o desenvolvimento do gosto estético e da expressão artística. Também busca propiciar situações para que as crianças se tornem sensíveis, adaptáveis, produtivas e felizes. Com o início das atividades em 1962, é o curso de formação inicial em música para crianças mais antigo do Rio Grande do Norte. Propiciou, ao longo desse tempo, a formação e a motivação de profissionais do estado que atualmente atuam inclusive como docentes da EMUFRN.
O curso é destinado a crianças com idades entre 4 e 5 anos e tem a duração total de dois anos. A proposta é proporcionar uma vivência multilateral da arte, além de trabalhar aspectos como independência, criatividade, coletividade e concentração. Atualmente, constitui-se como um dos principais campos de formação e atuação dos estudantes de licenciatura em música da UFRN.