Coleção Jornalismo Potiguar lança quarta edição

Ao comentar sobre a experiência de ser jornalista, Clarice Lispector respondeu que “o contato com o outro ser através da palavra é uma glória”. Entre as diversas possibilidades de encontros que o trabalho feito nas redações de jornais proporciona, o diálogo com a vida de outra pessoa tendo como ponte a palavra escrita é sublime.

inda na graduação, os estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm a chance de exercitar o encantamento com a escrita por meio da escuta daqueles que os antecederam na profissão. Desse modo, chega ao mundo o quarto e-book da Coleção Jornalismo Potiguar, intitulado “Vozes do Jornalismo Cultural no Rio Grande do Norte”, desenvolvido na disciplina de jornalismo literário, ministrada pela professora Socorro Veloso, do Departamento de Comunicação Social (Decom).

O projeto foi iniciado em 2016.2 na disciplina de estilos jornalísticos. A professora Socorro conta como John Willian Lopes, que na época era estudante de mestrado no Programa em Estudos da Mídia (PPGEM) e estava realizando seu estágio de docência, sugeriu a ideia de construir um livro como produto final do componente curricular. “Nós pensamos, então, em um e-book com perfis de jornalistas escritores do Rio Grande do Norte, visto que a gente estava trabalhando o conceito de perfis jornalísticos naquela ocasião. Esse primeiro foi lançado em 2017, na 1ª Semana de Jornalismo do curso que coordenei, e acabou surgindo, portanto, a ideia da coleção que resultou, até o momento, em três outras edições”, explica a professora.

Para Socorro, o comprometimento com a obra passa por um interesse pessoal sobre jornalismo e memória. “Ao longo dessa trajetória acadêmica, eu tenho procurado desenvolver iniciativas que combinem essas duas esferas do conhecimento. Tentando compatibilizar, sistematizar e organizar conhecimentos de veículos e de jornalistas que possam ficar registrados para as próximas gerações. A ideia é essa, que a gente constitua a partir desses e-books o registro da memória mais recente da imprensa no Rio Grande do Norte”, espera.

De acordo com John Willian, o quarto e-book contou com um apoio inédito. “Os três primeiros livros foram publicados em parceria com o selo Máquina, da Editora Tribo. A Tribo cuidou do projeto editorial do primeiro. Já do segundo e terceiro, fui o responsável, sempre compartilhando as ideias com os estudantes e recebendo o feedback deles. O projeto editorial do quarto livro foi de Victor Hugo, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA/UFRN) – que foi, inclusive, apoiado institucionalmente pelo Centro. De modo geral, cada projeto editorial dá pistas da natureza do conteúdo dos livros, de modo que o leitor identifique minimamente qual temática é abordada”.

Os dois livros anteriores da coleção foram desenvolvidos na disciplina de história do jornalismo, e o mais recente foi realizado junto aos estudantes de jornalismo literário. Em 2020, houve uma interrupção devido à pandemia da covid-19. Somente em 2022, o projeto retomou, resultando no lançamento atual. Durante esse período, John Willian terminou seu mestrado, ingressou e finalizou o doutorado, no entanto nunca deixou a parceria com a professora Socorro de lado. “Acredito na continuidade do projeto, na relevância de ouvir personagens importantes para o campo do jornalismo no estado e de escrever sobre eles, suas experiências. Com essa coleção, acredito que deixamos uma contribuição significativa para a história e memória do jornalismo potiguar. Assim como penso que é uma forma de estimular o interesse dos discentes pela própria área. Espero que o fôlego e a vontade sempre nos acompanhe para seguir realizando esse projeto”, deseja.

Turma reunida para o lançamento do segundo livro, em 2018 – Foto: CJP

Ao longo da caminhada, outros companheiros foram se somando e contribuindo para o prosseguimento da proposta. Henrique Mendes esteve presente na última edição, pois, assim como seu colega, optou por realizar seu estágio de docência com Socorro. Atualmente, mestre em Estudos da Mídia, ele compartilha a alegria de ter vivenciado essa etapa. “A turma abraçou a ideia, e a produção começou de forma muito coletiva, a gente decidindo os nomes dos jornalistas que viriam, até chegarmos nos dezoito nomes perfilados ao final. Foi uma escolha muito acertada; para produção do perfil exige uma técnica de entrevista em profundidade, um contato com o entrevistado para saber a história de vida, ter acesso à memória, a arquivos. Com isso, a gente conseguiu ir montando um painel, tanto com a história das últimas décadas da imprensa potiguar, como um painel da própria cultura do estado”, diz Henrique.

Socorro enfatiza a importância da colaboração para a construção da coletânea, em especial a mais recente com apoio do CCHLA. Ela acredita que essas parcerias têm sido fundamentais para a manutenção e para o êxito do projeto. “Os estudantes se sentem muito orgulhosos e contentes terem o seu nome num livro, numa produção bibliográfica que agora está felizmente depositada no repositório da Biblioteca Zila Mamede; essa produção acadêmica agora está lá para todo sempre protegida e facilmente acessível a todas as pessoas interessadas. Esse é um trabalho que a gente entende que, ao longo do tempo, daqui a cinco, dez, vinte anos, repercutirá sempre ajudando pessoas interessadas em compreender os distintos momentos e fases do jornalismo no Rio Grande do Norte”, pontua.

COLEÇÃO JORNALISMO POTIGUAR

Uma coleção digital de livros escritos pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFRN.

Jornalistas escritores do RN: entrevistas – 2017

VELOSO, Maria do Socorro Furtado; LOPES, John Willian. (Org.). Jornalistas escritores do RN: entrevistas. Natal: Tribo, 2017. 126 p. E-book. Link: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52431

Depoimentos para uma história da imprensa potiguar – 2018

VELOSO, Maria do Socorro Furtado; LOPES, John Willian. (Org.). Depoimentos para uma história da imprensa potiguar. Natal: Tribo, 2018. 199 p. E-book. Link: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52433

Fotojornalismo potiguar – 2019

VELOSO, Maria do Socorro Furtado; LOPES, John Willian; BEZERRA, Pedro Henrique Torres. (Org.). Fotojornalismo potiguar. Natal: Tribo, 2019. 172 p. E-book. Link: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52432

Vozes do jornalismo cultural no Rio Grande do Norte – 2023

VELOSO, Maria do Socorro Furtado; MENDES, Henrique Alberto; LOPES, John Willian. (Org.). Vozes do jornalismo cultural no Rio Grande do Norte. Natal: Ed. dos autores, 2023. 156 p. E-book. Link: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52558

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *