O volume de vendas do comércio varejista brasileiro no próximo Dia dos Namorados deve passar os R$ 2 bilhões. Se confirmada a expectativa, o resultado registrará um recuo de 2,2% em relação a 2022. Esta é a sexta data comemorativa mais importante do varejo em termos de movimentação financeira, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Diante do cenário de fragilidade das condições de consumo neste primeiro semestre, a movimentação financeira esperada deverá ficar em patamar semelhante ao de 2019, quando as vendas do setor totalizaram R$ 2,53 bilhões. Em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, foi registrada queda histórica de quase 19% na comparação com o ano anterior, e a recuperação só ocorreu inteiramente em 2022, com avanço de 28% nas vendas.
Conforme o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, a previsão de queda das vendas em relação ao ano passado é explicada por vários fatores.
O segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1 bilhão, o equivalente a 41% do total. Em relação ao ano passado, no entanto, esse ramo do varejo pode ter perdas de 6,4%. Já as vendas de itens de farmácia, perfumaria e cosméticos responderão por pouco mais de 10% de toda a movimentação financeira esperada.
Os bens e serviços associados à data devem ter alta média de 8,7% nos preços, menor que em 2022, quando chegaram a ficar 10,5% mais caros. Os preços que mais subiram foram os dos produtos para a pele.